quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Louros a quem os merece

Em matéria publicada dia 02 de dezembro, o Portal Leste Maranhense, enaltece o senhor Ronaldo Lopes por ter "reinventado" a enxada. O blog diz o seguinte: "Ronaldo Lopes conseguiu a façanha de ser destaque na AGRITEC de Chapadinha com a reinvenção da "inchada" multiuso, que atraiu curiosos e o reconhecimento da coordenação do evento, tendo um lugar de destaque na feira".

Ronaldo Lopes na
AGRITEC Chapadinha 2016
Mas essa reinvenção não pertence ao sr. Ronaldo Lopes, mas sim ao sr. José Renato, do povoado São Pedro dos Crentes.

O que acontece é o seguinte, no ano de 2014 o Sr. José Renato participou da AGRITEC que foi realizada na cidade de Caxias. Na ocasião o Renato foi o segundo colocado na 1ª Mostra de Inventos e Maquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar, o que lhe rendeu na época a premiação de R$ 2000,00 (dois mil reais). Em pesquisa na Internet, é possível encontrar diversas noticias sobre a "reinvenção" de José Renato, e o destaque que ele teve na AGRITEC de Caxias. Foi noticia nos sites da EMBRAPA (confira aqui), da prefeitura de Caxias (confira aqui), no Portal Gaditas (confira aqui), e pasmem, no próprio Portal Leste Maranhense (confira aqui), o mesmo que credita ao senhor Ronaldo Lopes a invenção de Renato. É ou não é o cúmulo?

Segue imagens da época para comprovar o que dizemos.





José Renato apresentado seu invento
na AGRITEC de Caixas.


Olhem só o que aconteceu.

Recentemente, o senhor Ronaldo Lopes foi até a propriedade do José Renato, lá ele conversou com o Renato, tirou umas fotos da enxada premiada, e pediu explicação sobre como que manuseava. Renato como homem do campo que é, bem intencionado e sem maldade nenhuma, deu todas as informações ao Ronaldo, que anotou tudo, registrou tudo e depois foi embora. 

Não posso afirmar qual seja o objetivo do Portal Leste ao promover essa injustiça, a tal ponto de se contradizer. Também não sei qual a intenção do senhor Ronaldo Lopes, mas acho importante que justiça seja feita, e que o credito vá para a pessoa correta.

Sem mais.

Comments system