quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Polícia Militar lança iniciativa pioneira em Coelho Neto

Hoje foi lançado em Coelho Neto e para todo o Maranhão, a primeira Unidade Tática das Cidades (UTC). Projeto idealizado pelo Coronel Pereira, Comandante Geral da Polícia Militar, que visa mudar a forma como a PM trabalha nos arredores das cidades.

Soldados da UTC - Coelho Neto.
No destaque a viatura UTC-001 a primeira do tipo no estado.
O trabalho dessa unidade consistirá principalmente em fazer rondas noturnas nas estradas que ligam Afonso Cunha, Coelho Neto e Duque Bacelar, visando impedir a ação de bandidos que se aproveitam da calada da noite para sair de suas cidades para cometer crimes nas cidades vizinhas.

Objetivo será implantar uma UTC a cada 3 cidades, para assim criar zonas de segurança, com patrulhamento permanente. Logo, quando houver a ocorrência de algum grande sinistro em uma dessas cidades, o UTC daquelas regiões, junto com a UTC das regiões vizinhas serão de imediato deslocados para aquele sinistro, em uma resposta mais rápida e efetiva a crime no interior do estado. Vale ressaltar que a unidade está recebendo um veículo diferenciado, com mais força e velocidade, os armamentos fornecidos a essa unidade também é diferenciado, são armas de longo alcance e também de maior poder fogo, para combater em igualdade o bandido que muitas vezes se apresenta bem armado. No dia a dia a UTC servirá de apoio à PM das cidades da região.

Viatura UTC-001
A primeira do tipo no Estado.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Segurança Pública Jeferson Portela; o comandante geral da PM Coronel Pereira; o deputado estadual Rafael Leitoa; o comandante do policiamento no interior Coronel Gonçalo Alves; o comandante do 2º BPM de Caxias Coronel Ruy Fernandes; o comandante da PM em Coelho Neto capitão Andrade; a vice-presidente da OAB Subseção Caxias Francisca Meire; os vice-prefeitos eleitos Antonio Pires (Coelho Neto) e Carreta (Duque Bacelar); além dos prefeitos eleitos Américo de Sousa (Coelho Neto) e Jorge Oliveira (Duque Bacelar).



Durante o evento, Américo destacou ​que a partir de primeiro de janeiro, assume a prefeitura com a responsabilidade de fazer uma gestão de paz, com propósito de resolver os problemas da cidade. Procurará fazer um governo de parcerias, de diálogo, como todos os membros do poder público presentes e atuantes em Coelho Neto. Falou que a segurança também terá espaço em sua gestão, promoverá a implantação da guarda municipal, e o vídeo monitoramento da cidade. Há também a intenção de organizar o transito, através da municipalização do trânsito. Afirmou aos presentes que terá um compromisso de ajudar na segurança pública, seja com a guarda municipal, com combustível paras as polícias, alimentação, no reparo dos veículos, reforçou que Coelho Neto será um município parceiro do estado nas questões de segurança.


Fazendo uso da palavra, o coronel Pereira, comandante geral da Policia Militar falou a respeito da implantação da Unidade Tática das Cidades. Destacou que a região de Coelho Neto, Afonso Cunha e Duque Bacelar está sendo a primeira do estado em receber essa unidade. Ressaltou que o equipamento que está sendo disponibilizado para a região, uma viatura de primeiro nível, e armamento capaz de enfrentar assaltantes de banco em pé de igualdade. Falou que há um esforço em aprimorar e fazer evoluir a segurança pública do estado. Que essa unidade vem de encontro a esse desejo. Disse que o estado deseja atuar mais fortemente na cidade, que já foi enviada uma viatura, uma moto e que o secretário já se comprometeu em enviar mais uma moto para a cidade, e criar aqui um esquadrão águia, com rondas extensivas de moto na cidade. Anunciou que estão sendo entregues a cidade mais 8 policiais, e que no final de fevereiro de 2017 mais 8 deverão chegar em Coelho Neto.



Jefferson Portela, secretário de segurança pública do estado, destacou a importância de estado e município darem as mãos, e serem parceiros no combate das crises e do crime. Falou da importância de trabalhar em conjunto, reforçou que o governo do estado tem um compromisso com essa cidade, e que esse compromisso será honrado com a nova gestão que se iniciará em 1 de janeiro, quando entrará uma gestão que tem compromisso com o povo e parceria com o governo estadual. Que essa parceria resultará em bons frutos para essa cidade, e região. Destacou essa unidade é um novo modelo de segurança pública, que essas unidades táticas serão implantadas em todo Maranhão, para atuarem em conjunto a cada novo ocorrência que surgir. O secretário disponibilizou um número de WhatsApp (98-9992149041), para encaminhamento de denúncia diretamente para a superintendência da polícia civil do interior, tornando assim objetivando assim uma proximidade maior entre polícia e cidadão.





Comments system