sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vamos descer do palanque

Um blog da cidade, se aproveitando da noite tensa que tivemos ontem, fez postagem com viés político para desdenhar de iniciativa da PM, que visa a prevenção e contenção da criminalidade. Sem esperar alguma manifestação da PM ou das autoridades locais, o blogueiro em postagem destilou fel pela internet.



Em sua postagem, o blogueiro afirma, que a ação dos bandidos foi em resposta a presença do Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, que passou pela cidade na manhã de ontem. Em sua postagem, o blogueiro faz a seguinte afirmação: ”como represália os bandidos resolveram dá a resposta. Nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, (22), bandidos amados aterrorizaram a cidade, assaltando vários estabelecimentos comerciais como de forma simultâneas com tanta eficiência”. Eu não sei os meus amigos leitores, mas eu não deixo de imaginar como esse blogueiro poderia saber que essa ação criminosa, foi planejada em resposta ao Secretário de Segurança. Mas prefiro não especular, sensacionalismo não é comigo.

Ontem houve a solenidade de implantação da Unidade Táticas das Cidades – UTC, realmente Coelho Neto recebeu uma nova viatura, e mais 8 policiais treinados e armados para compor essa unidade, isso é fato e foi bem noticiado pelos blogs, inclusive pelo que escreveu as palavras maldosas.

Só que a implantação dessa Unidade Tática não faz o crime simplesmente sumir, se fosse assim, no Rio de Janeiro, as comunidades que recebem as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), não teriam mais criminalidade. Mas não é isso que nós vemos, em uma rápida busca no Google, encontraremos as mais diversas notícias de crimes praticados em comunidades com UPP. A implantação de uma unidade tática não extingue o crime, porque o bandido continua lá atuando, em menor escala, mas continua. Caxias idem, tem uma estrutura policial bem maior que a nossa, mas o crime continuar presente.  

Do mesmo modo, em Coelho Neto, não é a implantação da UTC que vai colocar os bandidos para correr, a UTC não vai extinguir a criminalidade. Mas é com o trabalho árduo da polícia, e com a colaboração dos cidadãos, que a criminalidade irá diminuir. Sim, diminuir, porque hoje a realidade não me permite acreditar que o crime será extinto em nossa cidade ou em qualquer outro canto do mundo.

Os acontecimentos de ontem foram uma tragédia, sim. Foi uma fatalidade, sim também. Mas esse blogueiro aqui, eu blogueiro, prefiro acreditar que tudo não tenha passado de uma infeliz coincidência. Até que me provem o contrário, de fato foi coincidência.

E vamos ser justos, quando a nossa Polícia agiu, ela agiu da melhor forma possível. Considerando que ontem o que mais teve foram informações desencontradas. Uma hora as pessoas diziam que se tratava de um gol vermelho, outra hora diziam que era um fiat palio vermelho, e ainda teve os que disseram que se tratava de uma moto vermelha. E a todo momento, surgiam notícias de que o carro estava em uma parte diferente da cidade. Eram muitas as informações, e poucas com alguma confiabilidade.

E vamos destacar que a polícia deu a resposta, saiu em perseguição aos bandidos, alcançou eles próximos a linha do trem, a viatura foi alvejada por tiros, e logo após os bandidos abandonaram o carro em que estavam, e empreenderam fuga a pé mata adentro. Na minha opinião a polícia deu uma resposta, pode não satisfazer ímpeto de alguns, mas a Polícia agiu e reagiu muito bem nessa situação.
Alguns podem questionar a demora, mas eu pergunto. Era para ter feito o que? Chegar no Planeta Lanches com os bandidos lá dentro, e as pessoas deitadas no chão. Teríamos na cidade uma situação com reféns, ou quem sabe até algo pior. Se já é ruim ficar na mira de um revolver por poucas horas, imagine ser refém por uma noite. Não meus amigos a polícia daqui foi muito bem, e agiu bem com o que tinha a disposição no momento.



Carro roubando em Teresina, usando por meliantes para praticar
Roubos em Coelho Neto. 
Vale destacar que o serviço de inteligência da PM, ainda na noite de ontem, descobriu que esses meliantes são de Teresina, e que o carro usando por eles era veículo roubado naquela capital. 

Para a Polícia eu tiro meu chapéu, já para alguns eu peço que desçam do palanque. Já está ficando feio! 

Comments system