sábado, 21 de janeiro de 2017

Governo entrega semente no Polo do Monte Alegre


Aconteceu hoje (21), no povoado Monte Alegre em Coelho Neto, a primeira etapa da entrega de sementes aos produtores rurais da cidade. Iniciativa do governo do estado, o Programa Mais Sementes é uma ação da Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com prefeituras de todo Maranhão. Este ano a entrega será em um formato diferenciado, onde o produtor não precisará mais sair de sua região, e ir para cidade para receber as sementes, pois a entrega acontecerá nas imediações da sua casa. É o governo indo ao encontro da população, e não o contrário.



Quem deu boas-vindas ao prefeito Américo de Sousa (PT), e comitiva foi o senhor Ribamar Torres, presidente da Associação dos Produtores Rurais, e na qualidade de representantes da comunidade que sua família ajudou a construir, Ribamar disse que aquele era um dia de muita alegria para o povoado Monte Alegre, que estava recebendo as mais altas autoridades do município. Era o governo municipal presente na zona rural, até o estado estava representado, tendo ali o deputado Rafael Leitoa (PDT), isso era motivo de orgulho para todos.


O futuro Secretário de Agricultura Albertino Veríssimo, destacou a importância dessa ação promovida pelo Governo Estadual em parceira com Governo Municipal. Agradeceu ao Secretário Estadual de Agricultura, Adelmo Soares, por ter sido compreensivo quanto ao momento político que a cidade vem vivendo, e mesmo diante a falta de informações enviou para a Coelho Neto as sementes que os produtores rurais tanto necessitam. Também agradeceu ao empenho do deputado Rafael Leitoa que hoje tem sido um importante aliado do município, agindo como interlocutor da cidade junto ao governo estadual, sendo um verdadeiro embaixador coelhonetense no Palácio dos Leões.

Vereadores Osmar Aguiar (PT), Cará (PMDB), Wilson Vaz (PSD),
Marcos Tourinho (PDT) e Mohabe Branco (PSD),
e o futuro Sec. de Agricultura Albertino entregam sementes a produtor rural.
O presidente da Câmara de Municipal, vereador Osmar Aguiar (PT), em sua fala explicou as dificuldades que o município vem atravessando. Que ele junto com os demais vereadores tem acompanhado de perto a situação administrativa que a cidade vem vivenciando esses últimos dias, onde até mesmo a câmara tem sido penalizada, com vereadores há dois meses sem receber salários. Que apesar do grupo político a comandar a cidade ser outro, o município ainda sofre com as irresponsabilidades dos últimos 8 anos do governo que saiu. E comparou, disse que no dia 02 de outubro a população plantou uma semente, similar a essas que os produtores estão recebendo, e que essa semente apesar das dificuldades, de algumas pedras, do solo um pouco arenoso, e podendo faltar um pouco de água, ainda assim essa semente irá germinar, e trará para a cidade frutos de esperança e alegria para todos. Mas há um tempo que precisa ser respeitado, nenhuma semente dá frutos logo que brota, e ninguém colhe antes do tempo, é preciso esperar o tempo certo, que não é hoje, mas não tarda a chegar, e quando chegar, todos se alegrarão.

Empresario Davi Viana, futuro Sec. de Industria e Comercio Josué Viana, deputado Rafael Leitoa (PDT),
prefeito Américo de Sousa (PT), futuro Sec. de Agricultura Albertino, Sec. de Infraestrutura Orlando,
e futuro Sec. de Governo Walkmar Neto  
Logo depois quem fez uso da palavra foi o deputado estadual Rafael Leitoa (PDT). Ele começou ressaltando a importância de ações como essa, voltadas ao público da zona rural que muitas vezes são relegados pelos gestores, e que sofrem pela falta de políticas públicas. Parabenizou a iniciativa do prefeito Américo de Sousa, e do futuro secretário Albertino, em sair da prefeitura, sair da cidade, e ir entregar as sementes no campo, diretamente nas mãos dos produtores rurais. Pois é assim que um governo comprometido com o povo deve fazer, sair do gabinete e olhar a população nos olhos, ter contato, e está presente em meio do povo. Também aproveitou a oportunidade para agradecer pelo convite, e se colocou à disposição para continuar colaborando com Coelho Neto, contribuindo lá de São Luís para as coisas darem certo aqui, e que essa será uma parceira que renderá muito frutos para o povo coelhonetense.


Produtor rural se fez presente 
Último a falar, o prefeito Américo de Sousa comemorou poder entregar essas sementes hoje, que essa é uma das pequenas, e seguidas vitorias que seu governo vem obtendo apesar das dificuldades, que são muitas. Muitas são as barreiras que precisam ainda precisam ser superadas, pois caos em que ele encontrou a cidade superou até mesmo sua expectativa. Disse que se preparou para o pior, mas a situação é muito mais grave. Mas pouco a pouco as barreiras têm sido superadas, e o governo aos poucos tem dado a resposta a população. Anunciou que hoje a maternidade já passa por uma pequena intervenção, uma reforma pequena para garantir pelo menos o mínimo de conforto enquanto o governo se organiza. Comparou o momento da cidade a uma casa, onde primeiro se constrói a base, a sustentação, casa alguma se começa pelo teto. Primeiro se faz o baldrame, depois os alicerces, para só depois de fazer paredes, janelas e teto. O momento é de cautela, mas o governo vem agindo, vem estabelecendo parcerias como essa, que possibilitou a entrega das sementes aos produtores rurais da cidade. E muito mais parcerias e intervenções serão feitas pela frente. Agradeceu aos vereadores pela participação e contribuição nesse projeto, eles que sentaram o Albertino, e discutiram a fundo os detalhes dessa entrega. Agradeceu ao deputado Rafael Leitoa pela grande contribuição que tem dado lá de São Luís, e acima de tudo agradeceu a população que tem sido compreensiva, e receptiva e tem mantido a esperança.    

Comments system