quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Vereadores teriam motivos para estarem insatisfeitos?

Na semana passada Blog's Oposicionistas, como João Osório e Portal Gaditas, e outros trouxeram à tona o fisiologismo com que é tratado a política em Coelho Neto. 

Prefeito Américo de Sousa (PT) e vereadores em visitam ao Ivan Ruy
Valendo-se de um Print, que seria de uma suposta conversa com um vereador coelhonetense, eles abordam uma insatisfação que supostamente está ocorrendo na base do governo na câmara. 

Segundo esse print, e os blogs a insatisfação surge porque o prefeito Américo de Sousa (PT), não estaria cumprindo os acordos firmados com os vereadores. 

No print o suposto vereador começa alegando sobre o repasse para a câmara, onde ele diz que não será o que foi combinado. Mas como assim o que foi combinado? 

O repasse para câmara municipal é tratado pela Lei de Orçamento Anual (LOA), e foi votado no último dia do ano de 2016. Se o valor pudesse ser alterado, tinha de ter sido feito pela legislatura passada, e pelo ex-prefeito Soliney (PMDB) que foi quem propôs a LOA vigente. O valor está muito claro no projeto que foi votado e aprovado pelos vereadores da legislatura passada. 

Print usado por blogs oposicionistas para apontar suposto racha
Qualquer valor repassado a mais configuraria crime de responsabilidade fiscal, levando a inelegibilidade do prefeito e presidente da Câmara. Será isso que o suposto vereador sugere, que o prefeito quebre a Lei aprovada no dia 31/12 pelos vereadores da legislatura passada? 

Mas passada essa parte do repasse, vem o motivo da verdadeira insatisfação. Segundo o tal vereador, "os contratos não estão passando por nenhum vereador", "vereadores não conseguiram colocar ninguém da sua base no governo". 

Bem evidente não?! O que o suposto vereador quer é empregar um grupinho de amigos. 

Então como podemos ver, o que os blogueiros sugerem com com esse print é que a revolta dos vereadores é porque o prefeito não quer quebrar a LOA aprovada no ano passado. E porque o prefeito não quer ou ainda não pendurou na prefeitura os contratos que o suposto vereador sugeriu. 

Resumindo, o motivo da suposta revolta é dinheiro e alguns empregos. Os blogueiros sugerem que os vereadores não estão chateados por falta de obras, por indicações não atendidas, ou ineficiência de algum serviço público, a birra segundo os blogueiros é que os vereadores não se sentes privilegiados. 

Se o print da mensagem é verdadeiro, impossível dizer. Não há nada ali que indique sua veracidade, conversas de WhatsApp qualquer um pode simular. Então apenas o poderá dizer se a mensagem é verdadeira, e se por um acaso algum vereador vier mesmo a romper com o governo, lembrem dessa postagem. 

Comments system