quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Falso médico: Quem é o responsável?

Uma discussão que tem tomado conta das rodas de conversa em Coelho Neto, seria a responsabilidade pela contratação, e atuação do falso médico na cidade. Muitos dizem que a responsabilidade cabe ao ex-prefeito Soliney Silva (PMDB), afinal foi em seu governo que o médico chegou na cidade. Porém, alguns argumentam que a responsabilidade da contratação cabe ao novo governo, do prefeito Américo de Sousa (PT), já que médico trabalhou até o dia de sua prisão, na última segunda-feira (13). Mas afinal, quem é o responsável?


Então, quero aqui convidar os amigos, e leitores a acompanharem minha cadeia de raciocino sobre o episódio, e no final aqueles que se sentirem à vontade, manifestem suas opiniões sobre o tema nos comentários.  

Em seu depoimento a polícia, Emanuel Rodrigues o falso médico, disse que começou a trabalhar para o município em junho de 2016. Inicialmente estava lotado no Hospital Maternidade, e posteriormente foi transferido para a UPA em Coelho Neto. Reparem bem a data, junho de 2016.

Se a gestão municipal na época seguiu os procedimentos legais de contratação, e quero aqui acreditar que seguiu. Todos os documentos do médico foram solicitados, tais como: Registro Geral de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), e Diploma de Bacharelado emitido por Instituição de Ensino Credenciada pelo Ministério da Educação. Todavia, quero, e não posso deixar de questionar a verificação dos documentos apresentados pelo Falso Médico. 

Carteira de identificação médica 
Agora vejam os documentos apresentados pelo falso médico. Analisem bem, e observem que trata de uma adulteração muito mal feita, é visível que esse é um documento falso. Agora eu pergunto, como que isso não foi detectado pela gestão passada. Cabe ao ex-prefeito esclarecer se o falso médico apresentou ou não os documentos por ocasião de sua contratação, e caso tenha apresentado, porque não foi detectado essas fraude na documentação do falso médico. Fizeram vista grossa?  

Registro Geral do falso médico
Olhem bem as edições e recortes grotesco nos documentos apresentados, é inverossímil que um selecionador sério, e comprometido não repare nas edições absurdas nessas imagens, principalmente na carteira do CRM. Por aí fica evidente que os documentos eram adulterados, e me preocupa que na gestão passada essas informações não tenham sido conferidas junto ao Conselho de Medicina, ou qualquer outro órgão competente. Olhem bem, e retirem suas próprias conclusões.

Esse diploma ao que parece é verdadeiro. 
Quanto a atuação do falso médico no novo governo, cabe observar o seguinte. No final do governo passado, foi elaborado uma tabela de plantões pela antiga gestão da UPA, essa tabela tinha era para os primeiros 10 dias do mês de janeiro, e foi elaborada porque não se sabia quem seria aproveitado ou não. E nela constava o nome de todos os profissionais que trabalhavam na UPA durante o governo Soliney. Logo o falso médico, que era plantonista foi incluído. Cabe frisar que até aquele momento ninguém desconfiava que se tratava de um engador. Então nesses 10 dias ele deu 4 plantões na UPA, obedecendo a tabela que havia sido montada pela antiga direção daquela unidade de saúde. 


Então nesse prazo de 10 dias, foi decidido pela manutenção do corpo médico da UPA, e solicitado que todos apresentassem suas documentações para que o contrato fosse elaborado, e assinado. Nesse momento, a nova direção da UPA começou a desconfiar do falso médico. Primeiro porque ele simplesmente sumiu sem dar explicações, depois porque apareceu repentinamente e não apresentou seus documentos de forma física, apenas os enviou via WhatsApp e ainda assim eram fotos de XEROX. E nesse envio foi percebido que se tratava de documentos adulterados. 

Notem que quando ele sumiu, obviamente parou de dar plantões.  

Nesse momento a Procuradoria Geral do Município foi acionada, que imediatamente procurou a Delegacia de Policia e armou um flagrante para o falso médico, que foi chamado para dá mais um plantão e nesse plantão ele foi preso. 

O resto todo mundo já sabe. Agora analisem os fatos, tirem suas próprias conclusões. 

Comments system