terça-feira, 28 de março de 2017

Coluna du Silvio: Educação & Filosofia: O Poder

Quando pensamos no poder, sempre nos vem à cabeça a ideia de poder político ou de poder econômico. Certo que podemos entender poder como aquilo que controla a sociedade.


A capacidade de ação do ser humano de dominio sobre os outros, sobre as coisas ou sobre si mesmo é uma noção de poder. O poder pressupõe a potência, levando em conta as formas mais diversas que o homem tem de afirmar sua superioridade, isto é, a eloquência, a riqueza, a fama, a cultura, entre outras formas.

Há pessoas que têm poder sem o saber. Podemos ter como exemplo um famoso cantor de forró em nosso país , que tem uma enorme influência sobre os jovens fãs, muitas vezes sem que ele o perceba em toda a sua dimensão.

O poder político é o mais evidente e, ao mesmo tempo, o mais difícil de notar. Nem sempre damos conta de até que ponto suas decisões podem afetar nossa vida cotidiana. Nesse caso, a participação do indivíduo deve ser mais assídua nesse processo.

Quando se trata da tentação do poder, no Evangelho( bíblia) está escrito que Jesus, ao ser tentado pelo demônio no deserto, este lhe impôs todas as riquezas do mundo se ele o adorasse. Jesus resistiu e entendeu que seu poder não devia ser uma superioridade sobre os outros, mas sim "UMA GRANDE RESPONSABILIDADE". Esse exemplo é uma prova que o poder pode ser usado para o bem de todos.

Viver é um poder que temos de aprender a exercer a cada momento, orientando nossa vida e construindo nosso futuro. "Por menor que seja o poder que você têm, use-o para o bem."

Essa coluna é assinada por:


Silvio Araújo é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, trabalha com som volante na cidade, além de ser profundo conhecedor dos bastidores políticos da cidade.

Comments system