terça-feira, 14 de março de 2017

Coluna du Sílvio: Educação & Filosofia: A imaginação.



A imaginação é criticada com frequência porque nos desvia do que é certamente importante: a realidade. Entretanto, temos que reconhecer que seu dinamismo é  fundamental para o pensamento.

Ao inventar mundos possíveis(ex: uma cidade, estado ou país dos nossos sonhos), descobrimos caminhos. Seja na arte, política, educação, todos os campos do pensamento humano têm vestígio de imaginação, alguém imaginou e tornou algo realidade.

A imaginação as vezes quebra barreiras que aparentemente são impossíveis de serem vencidas, ao contrário de muitos, o astrônomo polonês do Renascimento Nicolau Copérnico teve uma criação mental que revolucionou sua época. Ao imaginar que em vez do sol girar em torno da terra, mas sim, que a terra é quem gira em torno do sol, sua imaginação modificou o meio científico ao dar possibilidades de construir teorias novas.

Outro exemplo, Einstein desenvolveu suas teorias partindo da base de que tudo o que pensávamos sobre o universo até então era incorreto. Sua imaginação o levou além, o tornou um dos maiores cientistas, suas teorias ainda são objetos de estudos e referências científicas.

E você, o que têm imaginado pra revolucionar sua geração? Assim como muitos que marcaram épocas, você também pode revolucionar à sua volta ou até mesmo o mundo com sua imaginação. Crie, recrie-se, movimente- se, mais cuidado! a imaginação não pode percorrer caminhos obscuros que levam apenas a realização do próprio ego, tornando-se assim ofensiva.

Por fim, a imaginação nos oferece um refúgio ao construir fora do mundo real um espaço em que tudo é possível. Pode ser também um motor para a ação que nos indica um futuro diferente do presente.

"O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação." - Wiliam Shakespeare.

Essa coluna é assinada por: 


Silvio Araújo é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, trabalha com som volante na cidade, além de ser profundo conhecedor dos bastidores políticos da cidade.

Comments system