terça-feira, 21 de março de 2017

Coluna du Sílvio: Educação: UEMA, transformando vidas.


No último dia 17, por volta das 18 horas, saiu o resultado do vestibular 2017, da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão. E o que vimos foi a alegria estampada no rosto  de muitos que foram aprovados; almoços, jantares, reunião de famílias, mensagens de parabéns, festas e muito mais foi visto nas redes sociais.

A UEMA está presente em nossa cidade há alguns anos, nesse período formou centenas de alunos em vários cursos ( entre esses, alunos de cidades vizinhas como Duque Bacelar,  Afonso Cunha e Buriti), dando oportunidade e dignidade a quem não teria condições de ir estudar em grandes centros. Muitos desses formados, já atuam em várias escolas da nossa rede de ensino.

Não tão distante, eu Sílvio Araújo, sou graduado em Filosofia e tenho orgulho de ser formado por esta instituição, conclui no início de 2016. Muitos foram os desafios, mas hoje estou colhendo os frutos por ter persistido até a conclusão.

Lembro como se fosse hoje a minha aprovação, muita alegria e comemoração. Logo veio o primeiro período, estávamos ali 34 alunos todos bem focados, presentes em ambiente otimista. Nosso curso era a distância, mas éramos tão focados, que nosso curso se tornou quase presencial, em vez de um encontro por semana, estávamos quase todo dia no pólo juntamente com nosso tutor presencial (Wilson Brito - professor nota 1.000), e os alunos, nossa!!! um mais focado que o outro, tornando nossas aulas um celeiro de ideias, e a filosofia fluía ardentemente. 

Mas cuidado! Estudar a distância requer compromisso, responsabilidade e principalmente organização do próprio tempo, use-o a seu favor, pois não temos aquela lida de ir todo dia a instituição como em um curso presencial, nesse caso o aluno pode cair na armadilha do comodismo, não cumprindo os prazos que requer as atividades, e não se preparando o suficiente para as avaliações que são um peso na aprovação.

Por fim, parabenizo meu amigo e idealizador deste blog, Homero Lima que também foi aprovado, e aos demais amigos que estão lendo esse texto, que vocês possam daqui a quatro anos ser colunas que vão fortificar ainda mais nossa educação.

Está coluna é feita por: 

Sílvio Araújo é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, trabalha com som volante na cidade, é profundo conhecedor dos bastidores político da cidade. 

Comments system