segunda-feira, 6 de março de 2017

TPM - Tensão Para Malhar, afinal mulher pode malhar durante ciclo menstrual?


A pergunta que 99,9% das mulheres não sabem responder: posso malhar durante o ciclo menstrual? O autor responde que lógico, pois foi dessa pergunta que surgiu o termo TPM, o qual todas conhecem como tensão pré-menstrual, porém ele define como: tensão para malhar!

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual (CM) ocorre usualmente para maioria das mulheres ao longo de 28 dias, tendo inicio na menarca, primeira menstruação da mulher que acontece dentro da faixa etária dos 10 e 14 anos, e termina na menopausa (processo de interrupção fisiológica da menstruação), por volta dos 45 e 55 anos, sendo esta caracterizada pela diminuição dos hormônios responsáveis pela fertilidade. 

O ciclo menstrua possui as seguintes fases:

1. Folicular: Dura por volta de 12 dias, fase responsável pela produção de androgênios, os quais serão convertidosgradativamente em estrogênio (estradiol), hormônio este que designa as características femininas e principalmente estimular o aumento da musculatura nas mulheres. A diminuição de estrógenos pode leva a mulher a um quadro depressivo, medo, apreensão, irritaçao, insegurança e pessimismo.

2. Fase ovulatória: Dura no máximo 8 dias, tendo seu pico no 14º dia do ciclo. Nessa fase ocorre o pico do hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), estrona e estradiol, essas alterações hormonais são justificadas pela busca do corpo feminino à fertilidade

3. Fase lútea: Dura perto de 10 dias, está com um aumento considerável de progesterona (esse é um hormônio poderoso na gravidez com aspectos ligados aos sentimentos femininos). Já o estradiol, o LH e o FSH tem uma significante diminuição nessa fase.

Portanto, menstruação é a perca de um fluido que ocorre periodicamente, pois a superfície do endométrio se rompe e é excretada pela vagina, sob a aparência de um fluido de sangue.

Por que os homens odeiam a TPM?

Existe uma síndrome que ocorre pré-menstruação, conhecida como TPM (tensão pré-menstrual), essa é o resultado de alterações hormonais que interfere no sistema nervoso central. Essa interferência estimula alterações psíquicas e físicas, porém os homens não entendem; quando entendem, “odeiam”, pois dentre essas alterações a mulher fica estressada (irritabilidade), ansiosa, emotiva, depressiva (...).

Qual melhor período para malhar durante o ciclo menstrual?

Durante o post foi evidenciado dois hormônios: o estrogênio (estradiol) e a progesterona, a relação entre eles pode potencializar ou prejudicar o ganho de massa magra em mulheres.

Se referindo a ganhos de massa magra, o estrogênio é responsável pelo o aumento do ventre muscular (hipertrofia muscular) e a progesterona quando expressada prejudica a hipertrofia muscular. Dentre o ciclo menstrual temos a estimulação dos dois hormônios, porém em fases diferentes!

Portanto, a melhor fase para ganha massa magra intensificando os treinos de força é a ovulatória, pois nessa fase como já citado, possui um estimulo de estrogênio. Esse hormônio pode ser assimilado como se fosse à testosterona para o homem. No entanto, durante o inicio da fase lútea é o momento propício para perder gordura, pois o organismo começa a produzir uma quantidade menor de estrogênio; um aumento considerável de progesterona, justamente preparando o corpo feminino para gravidez. Na fase lútea o corpo gasta mais calorias, justificando-se pelo aumento da temperatura corpórea podendo ser gastas de 2% a 11% mais calorias do que em outros períodos.



Realizar a musculação faz mal durante o ciclo menstrual?

Para finalidades de ganho de massa magra, o treinamento resistido é melhor, popularmente conhecido como musculação, porque ele induz a hipertrofia através de seus estímulos tensionais sobre o sistema neuromuscular, aumentando a estimulação dos hormônios de crescimento muscular como: estrogênio e testosterona (expresso em menor quantidade na mulher). Se tratando de perca de peso, a musculação também é uma auxiliadora, pois o aumento de massa magra combate a massa gorda existente. 
No entanto, nada impede de realizar outras atividades, pois se tratando de saúde e qualidade de vida, movimentar-se, eficientemente, faz bem. 

Alerta: Atualmente, a busca pela estética se encontra em evidência com isso o uso indevido de alguns tipos de recursos ergogênicos aumentou (hormônios). Então, cuidado, pois a prescrição de hormônios só deve ser feita por um médico especialista no assunto (LEI No 9.965, DE 27 DE ABRIL DE 2000).

OBS: Antes de começar qualquer atividade física procure realizar avaliação clínica e a orientação de um profissional qualificado e especializado na área.

Referencias

Andrade, Thalyta Maria de; Lauria, André de Assis; MarocoloJunior, Moacir. Influência do ciclo menstrual na motivação para a prática de atividades físicas em mulheres de diferentes idades. J. Health SciInst; 30(4)out.-dez. 2012.

DICKERSON, Lori M.; MAZYCK, Pamela J.; HUNTER, Melissa H. Premenstrual syndrome. American familyphysician, v. 67, n. 8, p. 1743-1752, 2003.

GREENE, Raymond; DALTON, Katharina. The premenstrualsyndrome. The British Medical Journal, p. 1007-1014, 1953.

Esta coluna é assinado por: 

Patric Barreto, bacharel em Educação Física pela Faculdade Mauricio de Nassau / Aliança e especializando em Treinamento Funcional e Reabilitação pela Ieducare e em Exercícios Físicos para Grupos Especiais pela Faculdade Mauricio de Nassau / Aliança. Atualmente, é autônomo atuando como personal trainer e funcionário da empresa Bodytech. Possui formação completa em reabilitação e treinamento por meio do método Pilates. É palestrante, técnico e árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo / CBAt. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pilates, Atletismo, Treinamento de Força e Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos especiais e avaliação física.














Comments system