quarta-feira, 26 de abril de 2017

Coluna du Sílvio: Educação: O que é Música?

Quem ouve uma boa música degusta da mensagem escrita e rítmica que a mesma transmite, levando o ser ao êxtase da emoção que as vezes transborda em lágrimas(de alegria ou tristeza) e em sentimentos impas.

A música, palavra derivada do idioma grego e cujo significado é "a arte das musas", pode ser definida como uma sucessão de sons e silêncios organizados com equilíbrio e proporção ao longo do tempo.

Sendo uma criação essencialmente humana. É uma prática Cultural presente em todo e qualquer grupo humano. A música pode ser considerada uma forma de arte, arte dos sons.

Sua linguagem pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com o modo de pensar e com os valores de cada época ou Cultura em que foi produzida.

Em nosso país é vasto seu acervo musical, musicas pra todos os gostos e culturas. Fazendo uma comparação entre dois períodos (Ditadura Militar e a atual Democracia) podemos observar que surgiram novos estilos que trazem consigo mensagens mas diretas mas também há aqueles que permanecem intactos  com seus estilos românticos.

Com a instalação do Regime Militar, toda e qualquer forma de expressão passou a ser observada e sensurada sempre que a mensagem levada em suas letras tinham foco direto ao regime em vigor. Surge então os famosos festivais, onde cantores compunham músicas que eram mensagens com pedido de liberdade, muitos ficaram famosos e são lembrados até hoje.

Passado o período "ditador" como alguns queiram falar, veio a Democracia, onde a liberdade de expressão tão sonhada vira realidade, mas como nem tudo é 100%, com ela veio os efeitos colaterais, e o que vemos hoje é a vulgarização, desrespeito principalmente a mulher e pornografia em algumas músicas compostas.

Cada um tem um gosto musical diferente ou convergente, o certo é que a música vai passar séculos e mesmo assim continuará tocando pessoas, tocando corações, tocando vidas.

"A melhor música não apenas se ouve, mas se degusta, não tem sabor e nem odor, mas em sua essência trás memórias de um amor". S.A.

Apoio pedagógico: Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II.

Essa coluna é assinada por: 


Silvio Araújo é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, trabalha com som volante na cidade, além de ser profundo conhecedor dos bastidores políticos da cidade.

Comments system