sábado, 8 de abril de 2017

Secretaria de Agricultura dará suporte aos produtores rurais do Santo Inácio

Após as chuvas que caíram Coelho Neto ao longo da semana o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) determinou uma atenção especial ao Povoado Santo Inácio, onde as águas de um riacho próximo ao povoado transbordaram, afetando os produtores rurais daquela comunidade. No total 4 famílias tiveram que sair de suas casas e foram alojadas na Escola Municipal Maria do Socorro. 

Secretário de Agricultura Albertino Veríssimo e o engenheiro agronômico Edvaldo Júnior
conversa com produtor rural do Santo Inácio
Mas não foram apenas essas 4 famílias prejudicadas, a comunidade inteira sofreu com a perda de sua produção rural. Os moradores daquela comunidade contabilizam a perda de 70 linhas de roça, famílias inteiras amargaram um prejuízo que não há como reparar.

“Moro há 13 anos nesse povoado, nunca tinha visto tanta água, foi em questão de minutos a água subiu e começou a invadir nossas casas. Perdi minha roça inteira, um vizinho quase morreu afogado ao tentar salvar um boi, foi um aperreio danado. Não sei o que fazer”, desabafou o produtor rural José Carlos. 

Produtores rurais tiveram perdas com a subida de água do riacho próximo ao Povoado Santo Inácio 

“É muito difícil dormir e ter de acordar com nossa casa alagada, com os animais se afogando, ter de perder tudo. Principalmente para gente que consegue as coisas com tanto sacrifício. Nunca tinha acontecido algo assim, é a primeira vez que isso acontece, algo totalmente sem explicação. Todas as famílias aqui perderam roças, os legumes, arroz, tudo. Precisamos de ajuda, qualquer tipo de ajuda que vier será muito bem-vinda”, falou entre lagrimas Maria do Carmo, moradora do Povoado Santo Inácio. 

De acordo com orientação do prefeito, a Secretaria de Assistência Social enviou ainda na segunda-feira (03) uma assistente social que fez um levantamento prévio da situação das famílias. Assistente Social conversou com parte dos moradores, principalmente com o que estavam abrigado na Escola Municipal, e fez assim um levantamento das necessidades das famílias desalojadas. Na terça-feira (04) durante todo o dia o trabalho de mapeamento da Assistente Social continuou, uma vez que a chuva tinha parado, e as águas do riacho recuado, assistente social conversou com todas as famílias do povoado. 


Secretário de Agricultura Albertino Veríssimo esteve no Santo Início visitando
as áreas de produção afetadas pelas águas 
Na quarta-feira (05) quem esteve presente no povoado foi o Secretário de Agricultura Albertino Verissimo, pois com base nas informações levantadas previamente percebeu-se que a maior necessidade dos moradores é em relação as roças perdidas com a chuva. Famílias inteiras prejudicadas, sem ter de onde tirar seu sustento. Albertino conversou com os produtores, fez um levantamento do que foi perdido, da quantidade de famílias prejudicadas, e agora trabalhará juntamente com a Secretária de Assistência Social, e o Gabinete do Prefeito em uma solução para esse problema. 

“É uma situação muito triste a que nos deparamos aqui, famílias inteiras lamentando a perda do sustento, muitas dependiam quase que exclusivamente do roçado que tinham aqui. Infelizmente nós enquanto Secretaria de Agricultura não poderemos oferecer muito, existe um programa do Governo Federal chamado Garantia Safra, que atende situações como essa, mas o município não está inscrito no programa, porque não foi pago a contrapartida pelo ex-prefeito, então não há Garantia Safra para o período 2016/2017. Somente em junho o sistema abrirá novamente, então poderemos inscrever o município no programa. Com o recurso do Garantia Safra essas famílias poderiam comprar alimentos, reparar os danos que suas casas sofreram, comprar sementes, recomeçar. Mas ajudaremos nesse recomeço, traremos sementes para essas famílias, mandaremos maquinas para preparar a terra para o plantio, e ofereceremos orientação técnica para os agricultores, faremos nossa parte, e daremos nosso melhor para ajudar essas famílias a superar essas dificuldades”, declarou Albertino Verissimo. 

Locais onde antes haviam roça foram tomados pelas águas 
O blog entrou também em contato com a Secretária de Assistência Social Rosemere Santana, que disse estar acompanhando de perto a situação das famílias, falou que já tem em mãos os relatórios preparados pelas assistentes sociais, e tem discutido o assunto com o gabinete do prefeito em busca de traçar o melhor curso de ação a ser tomado. “Não vamos deixar ninguém desamparado, tomaremos medidas que venham de encontro com as necessidades reais daquelas famílias, e logo estaremos lá ajudando a todos a superar esse obstáculo advindo das chuvas na região.

Comments system