segunda-feira, 22 de maio de 2017

Cadastro biométrico da Justiça Eleitoral servirá de base para emissão de nova identidade civil

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão esteve em Chapadinha
onde falou da importância do recadastramento

Na última quinta-feira, 18 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu audiência pública na Câmara de Vereadores de Chapadinha para esclarecer os motivos de os eleitores estarem passando pelo recadastramento biométrico obrigatório. O prazo para o eleitor daquela cidade realizar o procedimento encerra em 20 de setembro e quem não o fizer terá o título cancelado, ficando impedido de obter empréstimos, assumir cargos públicos ou matricular-se em universidades, entre outras dificuldades. O atendimento dos eleitores ocorre de segunda a sexta, entre 8h e 18h, no Fórum Eleitoral de Chapadinha.

O desembargador Raimundo Barros, presidente do TRE-MA, juntamente com o juiz Cristiano Simas, titular da 42ª zona, com o diretor-geral Flávio Costa, e o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) justificam os motivos de estarem no município à disposição da sociedade para falar sobre os trabalhos da Justiça Eleitoral e acerca da biometria. 

Em resumo, o desembargador Raimundo Barros destacou a aprovação pelo Congresso Nacional do registro civil único, que utilizará base de dados da Justiça Eleitoral para emitir o novo documento. O juiz Cristiano Simas abordou, entre outros assuntos, como vem se dando o processo eleitoral na zona em que é titular; o diretor-geral Flávio Costa reforçou o papel destas audiências públicas que é de aproximar a justiça do cidadão e o secretário Gualter apresentou informações específicas da biometria dos eleitores de Chapadinha, além de falar da segurança do voto através do reconhecimento biométrico.

Visita à escola Batista de Chapadinha


A convite da coordenação da 6ª Ciretran, antes de presidirem a audiência pública, o desembargador Raimundo Barros, presidente do TRE-MA, e o juiz Cristiano Simas, titular da 42ª zona, estiveram no Colégio Batista para conversar com os jovens sobre a importância deles, os pais, amigos e parentes participarem do processo político, exercendo o voto e fiscalizando as ações dos eleitos.



O registro da visita foi feito no perfil @tremaranhao do Instagram, que é aberto para todos que queiram acompanhar os feitos do órgão.


Comments system