segunda-feira, 5 de junho de 2017

Saque na boca do caixa



O Art 5º da nossa constituição em seu parágrafo XX diz claramente: "ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado". No português claro isso significa que ninguém é obrigado a fazer parte de nada, muito menos é obrigado a se manter sócio de algo. 

O fato amigo leitores é o seguinte. Certa entidade sindical, que surgiu em Coelho Neto da noite para o dia, tem adentrado em comércios da cidade, e de forma compulsória tem obrigado os comerciantes a pagarem a contribuição sindical referente a cada funcionário. Isso não aconteceu apenas uma ou duas vezes, foram vários os comércios "extorquidos" por tal sindicato. 

Em certa loja de Coelho Neto, uma pessoa, que se apresentou como dirigente desse sindicato, foi até o caixa da loja, disse para a funcionária que tal contribuição deveria ser paga, referente ao número X de funcionários que havia no loja, e que ela estava ali, já para receber. A caixa, muito assustada, e com medo de prejudicar o patrão, pagou. Isso tudo na ausência do proprietário da loja, sem anuência do mesmo.

Errou a caixa da loja, porém, errou mais ainda a dita representante do tal sindicato, que não esperou para conversar com os proprietários, e forçou para que tal pagamento fosse feito. 

Volto a dizer, essa não foi a única loja vítima do tal sindicato. 

Agora cadê o outro sindicato, o que foi fundado juntamente com esse de Comerciários, cadê o tal Sindicato dos Lojistas, que não está defendendo a categoria, que não tem agido para coibir esse tipo de abuso? 

E quanto aos comerciários, fica aqui o alerta do início da postagem. Vocês não precisam ter desconto nos salários se assim não quiserem, você não precisam pagar pelo que não querem, a contribuição, a mensal, não é compulsória, vocês comerciários escolhem se querem contribuir ou não, se querem está Associado a tal Sindicato ou nã. Vocês comerciários não precisam estar associados, se não desejarem. 

A constituição da República Federativa do Brasil garante liberdade de escolha a todos! 


Comments system