segunda-feira, 3 de julho de 2017

Saúde da região em discussão





Governos da região farão parcerias em busca de melhorias para a Saúde 


Uma das maiores preocupações do prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa é com a Saúde da cidade. Após seis meses de gestão, e com dados da Saúde consolidados, os números revelam que em Coelho Neto a UPA e Hospital Maternidade tem sido bastante usado pelas cidades vizinhas. 

No Hospital Maternidade, por exemplo, enquanto Coelho Neto teve 140 partos realizados naquela casa de Saúde, as cidades vizinhas foram atendidas com 87 partos. Para outros procedimentos, tais como remover cisto, e remoção corpo estranho, a Maternidade foi procurada pelas cidades vizinhas para 99 atendimentos. 

Já a UPA foi procurada pelas cidades vizinhas para 416 atendimentos. Coelho Neto é tida como cidade polo, para tanto recebe recursos para manter esses atendimentos. Contudo, a conta não fecha, a demanda é superior a quantidade de recursos enviados para a Saúde da região. 

Gerenciando um sistema de Saúde responsável, mesmo que indiretamente, pela Saúde de 92 mil pessoas, atendendo Afonso Cunha, Duque Bacelar, Buriti e a própria Coelho Neto, o prefeito Américo Sousa convidou os colegas prefeitos para discutir a Saúde da região na tarde de hoje. 


Fortalecimento da Saúde na região em discussão 


Américo explicou a complexidade em manter essa roda de atendimentos girando e convidou os demais gestores a fazer um esforço em busca de mais investimentos para a Saúde da região. Apresentando os números, e embasado com informações técnicas, Américo demonstrou que os recursos para os atendimentos de toda região é insuficiente para manter um sistema em funcionamento a contento. 


Com base nisso, ficou acertado que uma comitiva com integrantes das cidades buscará um agendamento de audiência com o Governador Flavio Dino (PC do B), onde a pauta será a ampliação por parte do Governo do Estado para investimento na Saúde da região. 

Com isso, Américo pretende fortalecer a Saúde da região, oferecendo um atendimento de maior qualidade e eficiência. 

Participaram além do prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa a Secretaria de Saúde de Coelho Neto Cristiane Bacelar, o Secretário Municipal de Governo e Articulação Política de Coelho Neto Milton Mourão; o prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar, Secretaria de Saúde de Afonso Cunha Analidia Bacelar; prefeito de Buriti Naldo Batista, vice-prefeito de Buriti Antônio Flora, assessora da Saúde de Buriti Fabiana Coutinho; o Secretário de Administração de Duque Bacelar Jales, a Secretária de Saúde de Duque Bacelar Kamila Oliveira, e a Sub-secretaria de Saúde de Duque Bacelar Gilmara Melo.

Comments system