terça-feira, 19 de setembro de 2017

Trabalhando com planejamento e organização, Coelho Neto não sente os rigores da crise

Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa (PT)

Nos quatro cantos do Maranhão ecoam reclamações, diversos municípios estão pagando salários com atraso ou até parcelados, alguns optaram pelo caminho das demissões em massa para equilibrarem as contas. Os problemas administrativos são frutos dos diversos cortes promovidos pelo Governo Federal, queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a retirada abrupta de parte dos recursos do FUNDEB em julho, são alguns dos fatores que estão engessando as finanças das prefeituras. 

Contudo, em meio do burburinho dos gestores insatisfeitos, o único que parece não sofrer com os rigores da crise é o Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa (PT). O município tem se tornado uma referência quando o assunto é a boa gestão pública. Atribui-se o sucesso da gestão petista ao planejamento, organização e seriedade no tratamento com o dinheiro público da administração municipal. Além da principal marca do governo, o trabalho, os servidores estão sendo valorizados, recebendo em dia, algumas vezes até de forma antecipada, da mesma forma tem acontecido com os fornecedores e prestadores de serviços. 

Escolas tem passado por reformas

Sem falar que a cidade, agora, está sempre limpa, bem organizada, um realce a mais na beleza natural do nosso município. O carinho e a atenção dispensados às mulheres, crianças e idosos também fazem a diferença, sempre que precisam, contam com um atendimento diferenciado e de qualidade. Tudo isso tem elevado à autoestima da população coelhonetense. Além de manter os serviços essenciais funcionando integralmente, a prefeitura dá ênfase a setores prioritários como a saúde, educação, infraestrutura e produção. Por exemplo, estão sendo reformadas duas escolas, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e o Hospital Maternidade passaram por melhorias.

Festas tradicionais tem sido realizadas

Cabe destacar que a prefeitura de Coelho Neto já pagou o terço de férias do servidores referente a 2017; está havendo incentivo à agricultura familiar, com aquisição de alimentos do campo para merenda escolar, e apoio técnico; foi realizada uma ampla distribuição de sementes, onde todos os povoados foram contemplados. 

Estradas vicinais recebem melhorias

A população têm sido convidada para participar da gestão, de acordo com a filosofia da administração municipal, além de legitimá-la, as novas ações se pautam na discursão e elaboração coletiva, o que as tonam verdadeiramente democráticas e populares. Recentemente, na câmara municipal, foi apresentado para os vereadores e população, o relatório financeiro dos primeiros seis meses de gestão, fato inédito na história de Coelho Neto, em seguida a população foi convidada a participar da elaboração do planejamento financeiro da cidade para os próximos 4 anos, evento que aconteceu no teatro municipal. 

Escolas receberam equipamentos novos

Colocando a administração à disposição da população, o prefeito tem despachado diariamente na prefeitura, e tem dialogado através do rádio com os coelhonetenses uma vez por semana, sempre falando das ações do governo e dando detalhes sobre as questão do políticas da cidade. 

Por tudo isso, vemos que a gestão do petista Américo de Sousa tem buscado honrar os votos que recebeu. Em pouco menos de 10 meses, têm buscado ofertar aquilo que é o verdadeiro e único propósito da política: servir.






Comments system