terça-feira, 10 de outubro de 2017

A evolução da Saúde



Ontem falei sobre algumas realizações do Governo Municipal em benefício do trabalhador rural, mas não é apenas na Zona Rural que a Administração Municipal coleciona acertos, muito tem sido feito pela Saúde também. Em pouco mais de 9 meses é notável o salto de qualidade que os Serviços de Saúde deram Coelho Neto, saindo do abandono total, onde o Ministério Público declarou que o ex-prefeito, Soliney Silva (PMDB), causou “um COLAPSO no atendimento à população carente”, e hoje temos outra realidade, onde os serviços funcionam de forma satisfatória atendendo a demanda da cidade e região.

Se em 01 de janeiro, a Saúde de Coelho Neto estava quase parando, onde apenas 5 automóveis foram encontrados em condições de rodar, sendo 3 ambulâncias Fiorino e duas caminhonetes, hoje a situação é muito diferente, a Saúde agora dispõe de 16 veículos em plena capacidade, sendo 6 ambulâncias para as emergências e 10 carros para o Programa Saúde da Família (PSF), CAPS, Controle de Endemias e transporte de pacientes no Tratamento Fora do Domicilio (TFD). 

A pleno vapor rede CAPS incentiva a independência dos pacientes através
 de trabalhos manuais  

O quadro de funcionários da Saúde que havia sido completamente esvaziado pela gestão anterior, que chegou a fechar as duas unidades do CAPS demitindo todo o pessoal que lá trabalhava, o Hospital Maternidade funcionava de forma capenga, e a UPA estava no vermelho, hoje sob nova administração a realidade é outra, todos os postos de trabalho da Saúde estão completos, com profissionais qualificados em todas as áreas atendendo a população de forma satisfatória.

Unidade Básica de Saúde do São Francisco recebeu melhorias

Falta de remédio e insumos? Não mais! O almoxarifado da Saúde foi completamente reorganizado, um processo aberto e transparente de licitações foi organizado, grandes empresas foram contratadas, e o estoque de medicamentos e insumos é abastecido regularmente, salvo em períodos em que a demanda cresça de forma excepcional, não há mais casos de desabastecimento generalizado em UBS, Maternidade e UPA. 

Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, encontrou-se com gestores das
cidades vizinhas para discutirem politicas de saúde da região
Claro que mesmo com uma boa gestão e muita organização problemas podem surgir, afinal Coelho Neto é referência na região e não atende apenas suas demandas, como também as de Afonso Cunha, Duque Bacelar, Buriti e parte da Zona Rural de Caxias. Mas há hoje uma equipe eficiente e dedicada, atua quase que 24 horas por dia para equacionar e dar resolutividade para os problemas da área. 

Américo conquistou para Saúde de Coelho Neto uma ambulância nova 

Além de tudo isso, temos um prefeito dedicado também. O Gestor Municipal, Américo de Sousa (PT), tem buscado parcerias no sentido de fortalecer a saúde de Coelho Neto bem como da região. Mantém diálogo constante com os demais prefeitos das cidades vizinhas, e tem buscado parcerias com o Governo Estadual.

Hospital Maternidade também recebeu melhorias

Junto ao Governo do Estado o gestor municipal trouxe para Coelho Neto uma ambulância nova, e equipamentos para o combate de endemias. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), também se comprometeu a destinar recursos para construção do Hospital Municipal de Coelho Neto, sonho antigo da população.

Ao poucos a Coelho Neto vai apresentando melhoras, evoluindo na direção correta. As coisas vão acontecendo na velocidade que o momento político e econômico permitem. 

Comments system