terça-feira, 17 de outubro de 2017

Educação que cresce

A Educação cresce tem como alicerce a proximidade e dialogo com a comunidade escolar   

Durante a semana passada falamos sobre o excelente trabalho que o Governo de Coelho Neto vem desenvolvendo na Saúde e Agricultura, áreas que apresentam uma clara evolução, saindo da obscuridade e ostracismo, ganhando destaque e protagonismo na gestão do prefeito Américo de Sousa (PT). 

Hoje falaremos sobre como a Educação vem crescendo, onde as Escolas vêm atuando como agente transformador na comunidade em que estão inseridas, levando ensino de qualidade, reduzindo desigualdades e produzindo conhecimento. Sendo movida por professores motivados, gestores comprometidos e corpo técnico eficiente. 

Processo de licitação aberto e transparente garante alimentos e insumos
de qualidade para as Escolas da rede municipal de ensino

A merenda escolar vem recebendo uma atenção especial, o Governo Municipal realizou um amplo processo de licitação, e deu abertura para que os produtores rurais da cidade pudessem levar o produto dos campos coelhonetense até a mesa dos estudantes da rede municipal de ensino. Levando assim produtos de qualidade para a merenda escolar. 

Produtos da Agricultura Familiar coelhonetense alimentam as crianças
na merenda escolar

Os professores como parte fundamental da educação também receberam uma atenção especial. Em um primeiro momento, a Secretaria de Educação e Cultura compreendeu que era necessário fomentar ainda mais a formação de professores na cidade, para isso firmou parceria com a UEMA, que trouxe para Coelho Neto o programa Ensinar. Que tem por objetivo formar profissionais para o exercício da docência na Educação Básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos. Os professores também tiveram no meio do ano a Formação continuada, que visou promover discussões sobre ensino e apresentação de novas metodologias dentro de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação. Buscando também considerar temas emergentes que constituem a sociedade e despontam como desafios no cotidiano escolar.

Secretaria de Educação promoveu em julho a formação continuada para
professores da rede municipal de ensino

As Escolas receberam equipamentos novos, tais como freezers, fogões, armários, quadro brancos e bebedouros, as cozinhas também foram reequipadas com diversos utensílios, como pratos, copos, assadeiras, canecas, panelas de pressão, garrafas térmicas, painelões, liquidificadores, dentre outro. Necessidades básicas foram atendidas, demonstrando assim o comprometimento da Administração Municipal em dar resolutividade as problemáticas da comunidade escolar, investido em qualidade e criando um ambiente favorável a difusão do conhecimento. 

Secretaria de Educação entregou diversos equipamentos as escola
da rede municipal de ensino 

Diversas ações também têm sido realizadas objetivando combater a evasão escolar, tornar o ensino mais atrativo, e aumentar a qualidade da educação como um todo. No primeiro semestre a Secretaria de Educação implantou o Aprova Coelho Neto, programa de Pré-Vestibular que prepara os estudantes coelhonetenses para a maratona de provas do ENEM, sendo um sucesso de público em todas as edições já realizadas, recendo o reconhecimento de todos. Também foi promovido em 1ª edição o Quiz Estudantil, estimulando uma competição saudável entre os alunos da rede municipal de ensino, onde os conhecimentos foram testados como forma de preparação para a Prova Brasil. Um outro belíssimo trabalho da Secretaria Municipal de Educação, esse arrancou aplausos de todos, foi o desfile cívico de 7 de setembro. As Escolas da rede Municipal contaram um pouco a história sobre como a cidade evoluiu, tendo como tema a “Ascensão de Curralinho a Coelho Neto – Vamos contar nossa história”. Um trabalho belíssimo, que arrancou aplauso dos presentes por diversas vezes. 

Secretaria de Educação promoveu um belíssimo desfile cívico contando
a historia de Coelho Neto 

Tendo em consideração tantos avanços, na última sexta-feira (13), a Secretaria Educação e Cultura promoveu um café da manhã para cumprimentar e festejar junto com os professores da rede municipal a passagem do dia professor. Na oportunidade, a Secretária Williane Caldas cumprimentou os educadores e ressaltou sobre a missão e os desafios da profissão. O Prefeito Américo de Sousa cumprimentou todos os servidores presentes e evidenciou a importância do exercício docente para a sociedade, destacando a profissão como desafiadora, mas gratificante.

Na última sexta-feira (13) Secretaria de Educação promoveu um café da manhã
em homenagem ao dia do professor

Essas e muitas outras ações tem sido as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, destacando que a educação avança sob o olhar de um prefeito que antes de tudo foi professor, sendo servidor público efetivo do município. Américo é visto com frequência visitando as escolas, conversando com professores, gestores, alunos e pais, acompanhando de perto os rumos que a educação municipal vem trilhando. Lembrando também, que após muitos anos a educação da cidade voltou a ser conduzida por professores de Coelho Neto, algo que não acontecia desde a gestão do ex-prefeito Magno Bacelar. 

Lembrando que em meio da tudo isso a Educação Municipal vem passando por um processo de árduo e longo de reorganização e reestruturação. Onde em um primeiro momento coube ao professor Milton Mourão “dar cabo” dos “vícios” que durante anos estiveram presentes no sistema educacional do município. Para que hoje, a professora Williane Caldas, pudessem trabalhar uma educação mais próxima da comunidade, com participação efetiva de todos, mantendo sempre uma política de diálogo com todos que fazem a educação coelhonetense.

Comments system