quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Campanha outubro rosa em Coelho Neto foi um sucesso

Abertura do outubro rosa em Coelho Neto
Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde em Coelho Neto promoveu ações de combate e prevenção ao câncer de mama, ações que integravam o planejamento da campanha Outubro Rosa, que visa alertar a população sobre a importância de exames periódicos para detecção da doença e o tratamento. 

Foram diversas ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no CAPS, e CAPS AD. Objetivando alertar as mulheres sobre a importância de realizar periodicamente o auto exame das mamas, e fazer mamografia a cada seis meses. Sempre lembrando que o câncer de mama tem cura, e que quanto mais cedo tratar maior são às chances de cura. 

Diversas ações alusivas ao outubro rosa foram realizadas na rede Municipal de Saúde 

Durante todo o mês de outubro o Centro de Imagem funcionou com um atenção especial para as mulheres, reforçando a importância do exames e dialogando com a pacientes sobre a importância de manterem-se atentas sobre os sinais da doença, alertando que quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, mais eficaz e maiores as chances de um cura total da doença. Ao todo foram realizados 523 ultrassonografias mamárias apenas no mês de outubro, um passo importante para a detecção da doença. 

No CAPS também aconteceram ações alusivas ao outubro rosa

O Dia D atendeu mais de 200 mulheres que puderam contar com os mais diferentes tipos de exames e atendimentos e ainda ganharam kits de beleza ofertado pela secretaria de saúde.

Lembrando que o mês de outubro acabou, mas a campanha dura o ano inteiro e as pessoas devem comparecer regularmente nas unidades de saúde da cidade para fazer exames preventivos.

Igreja Católica em parceira com Secretaria de Saúde também promeveu palestra
sob a importância do autoexame das mamas

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. E posteriormente outros países aderiram como o Brasil e em Itacaré a campanha tem sido sempre um sucesso pelos resultados obtidos.

Comments system