terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Vai se desenhando o cenário para as eleições de 2018


Vai se desenhando o cenário para as eleições de 2018 no Maranhão. No último final de semana o governador Flávio Dino – até aqui franco-favorito à reeleição, segundo pesquisas de renomados institutos – anunciou o primeiro de seus dois candidatos ao Senado. O deputado federal Weverton Rocha foi ungido durante concorrida convenção estadual do PDT realizada na capital, São Luís – evento que contou com o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e o pré-candidato do partido à presidência da República – o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

O nome de Weverton não foi surpresa. Deputado federal atuante, o pedetista tem sido importante aliado do governador nas questões macropolíticas que interessam ao Maranhão. E já se sabia, de antemão, que Weverton reunia condições reais de compor a chapa majoritária dinista na eleição vindoura – ainda que se levasse em conta a existência de outros nomes dentro do arco de aliança do governo igualmente bem referendados para uma disputa senatorial. 2/3 do Senado serão renovados no pleito que se avizinha. No Maranhão, as cadeiras em disputa serão as dos senadores Edison Lobão e João Alberto. Ambos do PMDB, os dois estão no Senado já há bastante tempo – fato que pode dificultar-lhes a reeleição, sobretudo se levado em conta que pela primeira vez terão de concorrer sem a máquina dos Leões.

Agora as atenções se voltam para o segundo nome ao Senado na chapa majoritária dinista. Os deputados federais José Reinaldo Tavares, Eliziane Gama e Waldir Maranhão são os que mais se movimentam para ocupar a vaga. O páreo é duro. Não há favorito. E não se deve descartar um nome além desses, afinal, na seara político-partidária-eleitoral, surpresas nunca devem ser descartadas. A vaga de vice de Flávio Dino é outro objeto de desejo para muitos – até para não-aliados. O atual vice-governador Carlos Brandão era intocável. Deixou de ser após o PSDB nacional decidir marchar em linha oposta, embora ele ainda seja um nome forte para continuar onde estar. 

Do Sinal Verde

Comments system