quarta-feira, 22 de março de 2017

Coluna du Patric: Mulheres vs Homens: quem perde peso mais rápido?


Esse assunto gera raiva na maioria das mulheres, pois já não basta sentir e suportar cólicas menstruais e dores durante e após a gestação, elas ainda têm que aturar a dura realidade que os homens conseguem emagrecer mais rápido.

Gênesis 3:16 : Para a mulher sentenciou o SENHOR: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos...”

No entanto, existem dois potentes fatores que influenciam nessa perca de peso. As mulheres emagrecem com mais dificuldades do que os homens, porque são propensas a serem comedoras emocionais, principalmente no período menstrual, cujo organismo pede algo prazeroso de forma instantânea porque o corpo encontra-se em situações estressantes, e como já sabemos, os homônimos do prazer contrapõem os estressores. Outro fator é que os homens queimam energia de forma mais rápida. Essas informações foram concluídas em uma pesquisa divulgada recentemente no Daily Mail.

O estudo mostrou que homens em dieta perderam peso duas vezes mais rápido do que as mulheres que seguiam o mesmo processo.

Metabolismo de gordura nas mulheres:


As mulheres possuem uma complexidade hormonal e uma estrutura perfeita para o acolhimento do feto, vimos em post anteriores que a mulher possui dois hormônios em evidência durante o ciclo menstrual: progesterona e estrogênio.

“Vamos priorizar nesse post o estrogênio! Então, fisiologicamente o estrogênio contribui tanto para o ganho de peso como para o emagrecimento em mulheres, pois ele consegue ser um mediador entre glândulas e outros hormônios” (Patric Barreto).

O mecanismo pelo qual o estrogênio causa ganho de peso é através da inibição da função da tireóide. Os níveis de estrogênio de uma mulher com sobrepeso guiam a função da glândula tireóide induzindo uma atividade biológica conhecida como hipotireoidismo. Em estado de hipotireoidismo (baixa da tireóide) uma mulher pode se sentir lenta e fadigada, pois esse hormônio influencia no metabolismo, por conseguinte gastar menos energia e de forma que seu corpo queime menos calorias.

No entanto, o estrogênio excita a produção dos hormônios de crescimento (GH), esse potencializa a atividade da enzima chamada lipase hormônio-sensitiva (HSL), enzima que consegue destruir as gorduras nas mulheres e inibe a produção de insulina no pâncreas. A insulina é o principal hormônio que promove o transporte de glicose para as células musculares, para uso como energia e é um potente inibidor do HSL. Portanto, o GH juntamente com a enzima HSL dificulta a permeabilidade da molécula de glicose (carboidratos) nos tecidos gordurosos, consequentemente aumentando o consumo de gorduras por todo organismo.

Então, é recomendável que as mulheres mantenham seu peso corpóreo entre os percentuais normais e estimule os ganhos de massa magra, pois essa massa consegue utiliza todas as energias armazenadas em forma de gordura transformando-as em combustíveis para geração de energia corporal.

Metabolismo de gordura nos homens:


De forma bem sucinta, os homens produzem testosterona, as mulheres também produzem esse hormônio, porém em menor quantidade. Esse hormônio possui grande contribuição na estimulação e produção de outros hormônios anabólicos, tais como: GH, insulina, IGF-1(...). A testosterona auxilia no crescimento muscular e como já referido acima, quanto mais massa magra maior será o consumo de energia corporal. Portanto, os homens tendem a ser mais fortes que as mulheres possuindo um valor considerável de massa muscular.


Informações relevantes:


  • Atualmente estudos afirmam que para cada 0,5kg de músculo ganho existirá uma perca calórica em média de 30 e 50 calorias a mais por dia. Então, se você aumentar seu volume muscular em torno de 2,5 kg de massa magra, isso resultará em uma perda calórica de perda de 0,5kg de gordura todo mês. Dois quilos e meio podem parecer muito, mas lembre-se que essa massa muscular conquistada está espalhada por todo o corpo.


  • Não podemos generalizar, porém as mulheres permanecem mais tempo na cozinha, por um lado é bom, pois pode existir uma seleção saudável de alimentos, porém uma controversa é permanecer muito tempo em contanto com comida.


  • Mulheres sofrem muito com o lado emocional, passando muitas vezes por frustações como: decepções, tristeza, raiva, angústia, isso leva a um consumo, pela maioria, de alimentos e bebidas que promovem um prazer instantâneo, tais como: chocolate (cacau-show), Coca-Cola (geladinha), fast-food (bem gorduroso), salgados de padaria, bolos de chocolate.


Potencializar a perca de gordura:


  • Exercícios aeróbicos como caminhadas e corrida de longa duração (≥ 30 minutos e ≤ 60 minutos inicialmente) ajudam na estimulação da enzima HSL, enzimas que destroem as gorduras;


  • Treinamento resistido como a musculação estimula a produção dos hormônios de crescimento, principalmente da testosterona; o crescimento muscular (hipertrofia) e definição muscular (perca de massa gorda com o prevalecimento da massa magra);


  • Atividades aquáticas, pois aumenta o gasto calórico e promovem um relaxamento corporal em consequências as propriedades físicas da água.


OBS: Qualquer exercício físico deste que seja bem planejado por um profissional qualificado e especialista no assunto promove um gasto calórico em prol da saúde e estética, mas devemos lembrar que não só de exercício vive o ser humano, devemos nos preocupar com uma boa alimentação e uma boa noite de sono.

Essa coluna é assinada por: 

Patric Barreto, bacharel em Educação Física pela Faculdade Mauricio de Nassau / Aliança e especializando em Treinamento Funcional e Reabilitação pela Ieducare e em Exercícios Físicos para Grupos Especiais pela Faculdade Mauricio de Nassau / Aliança. Atualmente, é autônomo atuando como personal trainer e funcionário da empresa Bodytech. Possui formação completa em reabilitação e treinamento por meio do método Pilates. É palestrante, técnico e árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo / CBAt. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pilates, Atletismo, Treinamento de Força e Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos especiais e avaliação física.


Profissionais da Saúde participam de especialização

Profissionais da saúde lotam auditório da FAI em Caxias 
Um aperfeiçoamento especial, voltado aos profissionais do SUS de cidades da região de Caxias iniciou na manhã desta quarta-feira (22) na FAI em Caxias. Dezenas de colaboradores de saúde de Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, Aldeias Altas, Afonso Cunha, Buriti e São João do Soter começaram os cursos de especializações dos projetos de apoio ao SUS, desenvolvidos pelo Hospital Sírio-Libanês, Ministério da Saúde, em parceria com Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde das respectivas cidades. 

Profissionais da saúde lotam auditório da FAI em Caxias
As capacitações ocorrem em todo o Brasil, em 40 regiões, abrangendo 118 municípios, totalizando 8.800 colaboradores do SUS. 

Profissionais da saúde lotam auditório da FAI em Caxias 

Durante a abertura foi dado um espaço para que os parceiros do projeto pudessem falar a respeito da proposta desse aperfeiçoamento, logo em seguida houve uma videoconferência com representantes do Ministério e do Sírio-Libanês.

Profissionais da saúde lotam auditório da FAI em Caxias 
Profissionais de Coelho Neto estiveram presentes no primeiro dia da especialização
"Estes cursos visam a qualificação dos profissionais de saúde do Brasil, tanto da área de atenção básica, como das áreas de atenção especializada. Estamos com diversos cursos sendo oferecidos, sendo que na região de Caxias temos os cursos de Gestão Clínica nas Regiões de Saúde, Gestão de Regulação em Saúde no SUS, Políticas de Saúde Informadas por Evidências e Qualidade, e Segurança do Paciente. Estamos capacitando e aprimorando o conhecimentos dos profissionais que hoje fazem parte do SUS de modo a tornar o sistema mais eficiente, e qualificado", falou Lara Paixão gestora de aprendizagem dos cursos de especialização do Hospital Sírio Libanês. 


Agora sim Coelho Neto tem deputado

Deputado Rafael Leito fala ao trabalhadores do Grupo João Santos 

A dobradinha do prefeito Américo de Sousa (PT) com o deputado Rafael Leitoa (PDT) vem dando bons resultados para a população de Coelho Neto. Rafael que em 2014 teve 287 votos em Coelho Neto, vem trabalhando constantemente para honrar a votação que teve na cidade, e a parceria com o prefeito Américo de Sousa tem facilitado muito as coisas.

Deputado Rafael Leitoa participa de reunião com governo Flávio Dino
Ocasião em que ficaram acertadas a obra de recapeamento da MA - 034 e a vinda de uma ambulância para Coelho Neto

Na última semana iniciou a obra de recapeamento da MA – 034, onde a intervenção de Rafael Leitoa junto ao governador Flavio Dino (PC do B), e o Secretário de Infraestrutura Clayton Noleto foi fator determinante para o começo da obra. Participante das tratativas junto com prefeito Américo de Sousa, Rafael sempre colocou ao Governo do Estado a importância dessa rodovia para a população da região. Importante estrada de escoamento da região, porta de entrada de diversos representantes comerciais que ajudam a movimentar a economia da Microrregião de Coelho Neto, rota de transito de quase 50 mil pessoas que viajam pelo menos uma vez por ano rumo a Caixas ou Teresina. Essa rodovia precisava de reparos urgente, e Rafael Leitoa por essa causa, e conseguiu sagra-se vencedor ao lado do prefeito Américo de Sousa.

Deputado Rafael Leitoa participou da cerimônia de entrega da ambulância para Coelho Neto 

E esta semana, mais precisamente na última segunda-feira (20), o parlamentar conseguiu para Coelho Neto uma ambulância 0 km, que beneficiará e aprimorará o serviço de atendimento de emergência de Coelho Neto. Para o prefeito Américo de Sousa (PT), que recebeu os veículos da Saúde completamente sucateados, ter uma ambulância nova alivia em muito o problema que a Saúde enfrentava da falta de veículos confiáveis para viagens de longa distância. Sem falar que ambulância nova oferece mais segurança nos atendimentos de emergência, pois conta com equipamentos modernos que ajudarão em muito nos primeiros socorros.

Deputado Rafael Leitoa trabalhou junto com o prefeito Américo de Sousa
De forma a viabilizar o recapeamento da MA - 034
Outra atuação importante do parlamentar, foi na realização do carnaval de Coelho Neto, que contou com emenda sua no valor de R$ 100 mil reais para a festa da cidade. Rafael compreendia bem o problema de Coelho Neto que não teve a festa carnavalesca realizada em 2016, o que estagnou a economia local no período, então Coelho Neto precisava e muito da festa neste ano, para dar mais dinamismo a economia local nesse início de ano, e impulsionar o comercio local.

Deputado Rafael Leitoa e prefeito Américo de Sousa
Parceria que tem beneficiado Coelho Neto e fará muito mais pela cidade e região
“Coelho Neto faz parte do Maranhão, pertence ao Leste do estado, à Região dos Cocais, região de meu nascimento e nada mais justo do que lutarmos, Américo e eu, para ver a cidade mais organizada e em constante desenvolvimento. Assim, conseguimos recentemente a recuperação de um trecho da MA 034, no povoado Descanso, e agora está ambulância. Acredito que, em três meses de gestão, o prefeito Américo demonstra força de vontade e foco em resolver os problemas que estão ao seu alcance”, comentou Rafael Leitoa.

terça-feira, 21 de março de 2017

Secretário Municipal de Educação participa de Fórum da UNDIME-MA



Está acontecendo esta semana em São Luis a 16ª edição do Fórum da União dos Dirigentes Municipais da Educação - Maranhão (UNDIME-MA). Com o tema: "Regime de Colaboração: um desafio para educação pública com qualidade".

O evento teve sua abertura ontem (20) no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e conta com a presença de gestores da educação de todo Maranhão. 

Secretário Municipal de Educação Milton Mourão, com a presidente da UNDIME-MA
professora Gorethi Camelo


Mais cedo conversei por telefone com Milton, onde ele falou brevemente sobre sua participação no encontro, e o que esperava do evento. "É muito importante o envolvimento do Município em encontros como esses, a nossa participação enquanto gestor apenas fortalece a educação Coelhonetense, fazer parte de discussões como essa a nível de Estado, com a presença de gestores de todo Maranhão, nos permite ampliar nosso leque de conhecimento. Aqui podemos trocar experiencias, aprender coisas novas, e dialogar com outros gestores da educação é sem duvidas o ponto alto desse evento", declarou o Secretário Municipal de Educação de Coelho Neto. 

Caxias: IML vai buscar corpo e se envolve em acidente no caminho

Veículo do IML se envolve em acidente na cidade de Caxias 
Em Caixas veículo do Instituto Médico Local (IML) se dirigia até a casa do vereador Evilasio Pam que cometeu suicídio na tarde de hoje, quando atropelou dois pedestres no caminho. 

Veículo do IML se envolve em acidente na cidade de Caxias 
Ainda não está clara as condições do acidente, nem temos ainda os nomes das vítimas, o acidente aconteceu na Avenida Senador Alexandre Costa, quando colidiu contra duas pessoas na frente do Carvalho da Refinaria.

Segundo relato as duas pessoas não correm risco de vida, e passam por atendimento na UPA da cidade.

Em tempo: Segundo informações do leitor atento David Wellison o acidente envolvendo esses dois homens mostrados nas fotos se trata de um outro acidente de transito na cidade de Caxias, que também ocorreu hoje (21), nada tendo haver com o acidente envolvendo o veiculo do IML. 

Último minuto: Vereador comete suicídio

Vereador Evilasio Pam (SD) 
Segundo relatos ainda não confirmados o vereador Evilasio Pam (SD) da cidade de Caxias teria cometido suicídio na última hora. 



A história tem tomado conta dos grupos de WhatsApp da cidade, mas ainda não há uma manifestação oficial por parte da Câmara de Vereadores, e nem da família do vereador. 


Segundo os relatos o vereador tirou a própria vida com um tiro em sua casa, os motivos que o levaram a fazer isso também são desconhecidos. 

Evilásio do Pam tinha como prioridade em sua vida pública as questões da saúde. O sobrenome-apelido “PAM” vem dos tempos em que ele trabalhava como técnico de enfermagem na Policlínica de Atendimento Médico Especializado (PAM) do município, no bairro Pequizeiro, em Caxias.

Vitorioso nas últimas eleições pelo Solidariedade (SD) com 1.111 (um mil cento e onze) votos, ele quase que dobrou a votação obtida em sua primeira candidatura, quando teve então 691 votos pelo PTB. 



Coluna du Sílvio: Educação: UEMA, transformando vidas.


No último dia 17, por volta das 18 horas, saiu o resultado do vestibular 2017, da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão. E o que vimos foi a alegria estampada no rosto  de muitos que foram aprovados; almoços, jantares, reunião de famílias, mensagens de parabéns, festas e muito mais foi visto nas redes sociais.

A UEMA está presente em nossa cidade há alguns anos, nesse período formou centenas de alunos em vários cursos ( entre esses, alunos de cidades vizinhas como Duque Bacelar,  Afonso Cunha e Buriti), dando oportunidade e dignidade a quem não teria condições de ir estudar em grandes centros. Muitos desses formados, já atuam em várias escolas da nossa rede de ensino.

Não tão distante, eu Sílvio Araújo, sou graduado em Filosofia e tenho orgulho de ser formado por esta instituição, conclui no início de 2016. Muitos foram os desafios, mas hoje estou colhendo os frutos por ter persistido até a conclusão.

Lembro como se fosse hoje a minha aprovação, muita alegria e comemoração. Logo veio o primeiro período, estávamos ali 34 alunos todos bem focados, presentes em ambiente otimista. Nosso curso era a distância, mas éramos tão focados, que nosso curso se tornou quase presencial, em vez de um encontro por semana, estávamos quase todo dia no pólo juntamente com nosso tutor presencial (Wilson Brito - professor nota 1.000), e os alunos, nossa!!! um mais focado que o outro, tornando nossas aulas um celeiro de ideias, e a filosofia fluía ardentemente. 

Mas cuidado! Estudar a distância requer compromisso, responsabilidade e principalmente organização do próprio tempo, use-o a seu favor, pois não temos aquela lida de ir todo dia a instituição como em um curso presencial, nesse caso o aluno pode cair na armadilha do comodismo, não cumprindo os prazos que requer as atividades, e não se preparando o suficiente para as avaliações que são um peso na aprovação.

Por fim, parabenizo meu amigo e idealizador deste blog, Homero Lima que também foi aprovado, e aos demais amigos que estão lendo esse texto, que vocês possam daqui a quatro anos ser colunas que vão fortificar ainda mais nossa educação.

Está coluna é feita por: 

Sílvio Araújo é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, trabalha com som volante na cidade, é profundo conhecedor dos bastidores político da cidade. 

Programa do Ratinho em Coelho Neto


Willames rever a família depois de 8 anos
Hoje uma família Coelhonetense foi surpreendida com o retorno do filho que mora em São Paulo há 20 anos, e tinha pelo menos 8 anos que não aparecia em Coelho Neto. Já passava da hora do almoço, quando uma equipe do SBT surgiu na porta do senhor Adilson Chagas, e da senhora Maria da Carmo, mais conhecida como Bebé.


Repórter do SBT Fábio Marcos ao centro, rodeado pela família e amigos de Willames  


No início o repórter Fábio Marcos desconversou, e disse que apenas que tinha recebido uma carta do Willames Teixeira, filho do casal que há muito tempo tinha se mudado para São Paulo. Ainda explicando para a família, Fábio disse que o intuito da reportagem era gravar vídeos depoimentos para mostraram ao filho no palco do programa do Ratinho.


Willames junto com seus pais, o senhor Adilson Chagas e a senhora Maria do Carmo

Durante a reportagem, e gravação dos supostos depoimentos Willames entra casa a dentro surpreendendo toda a família e causando comoção generalizada. Todos choravam de emoção.  

Willames que mora em São Paulo, passará dez dias com a família em Coelho Neto matando a saudades de todos, relembrando os amigos, e festejando com todos. Será uma experiência e tanto para esse Coelhonetense que como muitos outros buscou um grande centro urbano na esperança de dias melhores.


Willames Teixeira conversa com amigos 
Conversando com uma das irmãs de Willames, ela me confidenciou que a saudades que o irmão tinha da família era tanta, que ele chegou a pensar em vender o carro que tem para com o dinheiro vim visitar os pais e irmãos no final do ano passado.


Paraíba chega para presentear a família 
Ao final a equipe de reportagem surpreendeu ainda mais a família, que ganhou diversos presentes do Paraíba e da Zaeli Alimentos. A reportagem do SBT deverá ir ao ar no mês de abril, sem data certa ainda.    


Caminhão do Paraíba entregou inúmeros presentes a família   



Caminhão do Paraíba entregou inúmeros presentes a família  


Blogueiros de São Luís são levados para depor na sede da Polícia Federal

Os blogueiros Luís Cardoso e seus dois filhos Luís Pablo e Neto Ferreira são alguns dos alvos da Operação Turing, desencadeada na manhã desta terça (21) pela Polícia Federal.

Blogueiros Neto Ferreira, Luís Cardoso e Luís Pablo foram levados essa manhã pela PF
Eles foram levados para depor na sede da corporação, no bairro da Cohama. Cardoso foi levado de seu apartamento, no Renascença.

Release da PF informa que a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa composta por servidores públicos e particulares que causavam embaraço a investigações da PF no estado.

Entenda o caso


Aproximadamente 80 policiais federais estão cumprindo 23 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão, em residências e locais de trabalho dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Luis/MA.

A investigação, iniciada em 2015, revelou que um policial federal revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros. Estes, por sua vez, ameaçavam funcionários públicos e empresários e pediam valores em troca da não divulgação na mídia local dos fatos descobertos em desfavor deles.

Os investigados aproveitavam também a oportunidade para fugirem ou destruírem provas. Em troca, o servidor público era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. Ele chegou a assumir a função de Secretário Adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária.

A PF apura ainda possíveis frustrações do caráter competitivo de licitações do sistema prisional, bem como eventuais desvios na execução de verbas públicas.

O nome da operação é uma referência a Alan Turing, um cientista e matemático britânico responsável pelo desenvolvimento de uma máquina utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de interceptar e decodificar dados criptografados transmitidos pela máquina Enigma. Por analogia, a investigação buscou desvendar, esclarecer os dados sigilosos praticados pelos investigados.

Uma entrevista coletiva foi marcada para as 11:30h na sede da PF-MA, na Cohama.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Coelho Neto de ambulância nova



O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), esteve hoje (20) no Palácio do Leões em São Luís, para assinar o termo de doação de uma ambulância que fará parte da frota do município.

Prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa recebe a chave da ambulância

O equipamento é fruto de parceria do Governo do Estado com o Município de Coelho Neto, no sentido de modernizar e dar mais qualidade ao serviço de Atendimento de Emergência Médica aos Coelhonetenses.


Na oportunidade, o prefeito agradeceu o empenho do Governador Flavio Dino (PC do B), “que tem estado com o olhar voltado às necessidades dos Coelhonetenses, hoje ele entrega essa ambulância para nossa cidade, um equipamento de qualidade que nossa administração vai dispor para ofertar mais qualidade de vida para nosso povo“, declarou. 

domingo, 19 de março de 2017

Coelho Neto: Mais coisas boas chegam vem para a Saúde

Prefeito Américo de Sousa (PT), Secretário Estadual de Saúde Carlos Lula,
e Secretária Municipal de Saúde Cristiane Bacelar 

Amanhã o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) estará indo para São Luís receber a ambulância que havia sido prometida pelo governador Flávio Dino (PC do B) ainda em janeiro.


Essa ambulância trará mais dinamismo aos atendimentos de emergência em Coelho Neto, e mais mobilidade para Secretaria de Saúde.


"Há um trabalho constante em busca do aprimoramento dos Serviços de Saúde de Coelho Neto, a Secretária Cristiane Bacelar, bem como todos que fazem a Saúde da cidade tem se esforçado ao máximo em busca da superação dos obstáculos, e de oferecer uma saúde de qualidade a população. O governador Flávio Dino (PC do B) tem sido bastante sensível às questões da nossa população, e tem buscando oferecer meios de melhorar a vida dos Coelhonetenses", falou o prefeito Américo de Sousa.

Amanhã o prefeito amanhã irá a São Luís acompanhado do vice-prefeito António Pires, e da Secretária de Saúde Cristiane Bacelar.

2017 o ano que a Saúde Coelho Neto decolará

Prefeito Américo de Sousa consegue recursos para Saúde de Coelho Neto

Na tarde de hoje (19) o prefeito Américo de Sousa (PT), recebeu formalmente o comunicado da parte do Deputado Federal Zé Carlos (PT), informando a destinação de emendas parlamentar para Coelho Neto.

No informe consta que a cidade receberá R$ 1.925.000,00 (um milhão novecentos e vinte e cinco mil reais). Dinheiro esse que deverá ser gasto em manutenção de Unidades Básicas de Saúde (UBS); Estruturação da Saúde, como compra de ambulâncias, e equipamentos; e Estruturação da Saúde Especializada, como reforma de hospital e compra de equipamentos.

Para concretizar o recebimento das Emendas, o Município deverá enviar nos próximos dias as propostas e projetos de uso do recurso para o Fundo Nacional da Saúde.

Emendas do Deputado Federal Zé Carlos destinando recursos para a Saúde de Coelho Neto


“É motivo de orgulho para Coelho Neto ter um deputado em Brasília que trabalha por nós, e que se preocupa com nosso povo. Ao deputado Zé Carlos um muito obrigado especial, gestos como esse não são esquecidos facilmente, e nossa população não esquecerá de quem ajuda a cuidar da cidade. Esse será um recurso que fara a diferença na vida de milhares de Coelhonetenses, sem falar que beneficia as cidades de Duque Bacelar, e Afonso Cunha, que recorrem constantemente a Coelho Neto e a nossos serviços de Saúde. Estamos trabalhando, e trabalhando duramente para oferecer aquilo que é melhor para os coelhonetenses e região”, falou o prefeito Américo de Sousa. 

sábado, 18 de março de 2017

Timon: Criança desaparecida

A família do Cabo Matos, Policial Militar que trabalha na 3ª Companhia de Polícia em Coelho Neto está passando por um intenso drama familiar. A filha do Policial de 12 anos de idade saiu de casa hoje (18) pela manhã, e até agora não retornou. 


A menina se chama Ana Victoria, tem 12 anos de idade, e saiu de casa para ir até um supermercado próximo. 

A família encontra-se nesse momento desesperada em busca de qualquer pista que indiquem onde a criança possa estar. Quem tiver alguma pista deve entrar em contato pelo telefone (086) 98897-1207.


Prefeito Américo de Sousa recebe candidato a Presidente Estadual do PT

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Osmar Aguiar (PT); Augusto Lobato candidato a presidente estadual do PT; Prefeito Américo de Sousa (PT); Henrique Sousa assessor do Deputado Federal Zé Carlos; e Milton Mourão Secretário Municipal de Educação e presidente municipal do PT. 

Na noite de hoje (18) o prefeito Américo de Sousa (PT) recebeu em seu gabinete o Augusto Lobato, candidato a Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão.

Augusto Lobato é candidato apoiado pela antiga ala Petista de Resistência, que ficou conhecida no Maranhão por apoiar a candidatura do Flávio Dino em 2010, quando o PT formalmente apoiou Roseana Sarney ao Leões.

Augusto Lobato é militante histórico de PT, conhecido por sua habilidade política, sendo descrito pelos mais próximos como homem de fibra, luta e grande capacidade.

Lobato conta com os apoios do Deputado Federal pelo PT Zé Carlos, e do Prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), e tido como favorito para vencer a disputa.


Em Teresina médico é suspeito de violação sexual durante exames ginecológicos e obstétricos

Pelo menos nove mulheres formalizaram denúncia na Delegacia da Mulher de Teresina e na Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí acusando o médico Felizardo Batista de violação sexual supostamente praticada durante exames ginecológicos e obstétricos. Os dois últimos registros na polícia ocorreram nesta sexta-feira (17). 

Imagem meramente ilustrativa. 

Segundo a polícia, as vítimas relataram que os supostos abusos ocorreram em duas clínicas particulares da capital piauiense, das quais o ginecologista e obstetra é sócio e faz parte do corpo clínico. Batista nega as acusações, continua trabalhando nos dois locais e sua defesa chama as denúncias de "inconsistentes".

"Nesta sexta-feira (17), atendemos mais outras duas mulheres que relataram supostos atos de violação sexual cometidos durante exames feitos pelo médico em questão. Agora já são nove relatos semelhantes dados por pacientes que se conhecem e nunca tiveram contato com outras mulheres que também denunciaram a conduta do médico", disse o delegado-geral do Piauí, Ridel Batista dos Santos.

Carícias e exames doloridos 

Imagem meramente ilustrativa. 
Em entrevista duas das supostas vítimas do médico sob a condição de mantê-las em anonimato. As mulheres relataram à reportagem que se sentiram abusadas devido à forma como foram examinadas por Batista, mas por vergonha ou medo, não procuraram logo a polícia.

Mariana*, de 29 anos, estava com 32 semanas de gravidez quando começou a sentir fortes dores e procurou o atendimento de urgência na Clínica e Maternidade Santa Fé. O médico plantonista era Felizardo Batista e ela não o conhecia havia feito pré-natal com uma médica.

"Cheguei na Santa Fé porque estava sentindo muita dor. Ele pediu para entrar em outra sala para ser avaliada, era o exame de toque. Eu nunca tinha feito aquele exame antes. Quando ele fez, ele demorou e forçou muito, ficou doendo o canal vaginal. Durante o exame, ele ficou dizendo para eu relaxar e quando terminou, ele passou a mão no meu rosto e sorriu", contou a jovem, que precisou ficar internada.

"Achei muito estranha essa atitude do médico, mas meu esposo pensou o mesmo que eu na hora, que podia ser uma forma de 'apoiar' porque eu ia ficar internada. Fiquei sentindo incômodo no canal vaginal devido ao exame por quase dois dias. Depois, fiz três exames de toque com minha médica e percebi que realmente não dói, é um exame rápido, diferente de como ele fez comigo na maternidade", relatou a suposta vítima na quarta-feira (15).

Nesta sexta(17), a reportagem conversou com uma segunda pessoa que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher denunciando a conduta do médico depois que viu que outras mulheres procuraram a polícia. Clara* contou que não tem plano de saúde e pela dificuldade de conseguir o exame ginecológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) procurou a Clínica Batista, indicada por ter preços populares.

"Quando vi a cara dele [no noticiário], com o nome, lembrei logo daquela situação que passei e, por vergonha, por medo, na época, não fui à polícia, mas agora está tudo aí. Nunca mais voltei naquele médico", contou.

Ela relatou que durante exame ginecológico, o médico teria acariciado as pernas dela, tocado em sua vagina de forma diferente e ainda feito perguntas sobre sua vida sexual que não eram relacionadas ao exame realizado naquele momento.

"Quando deitei na maca, ele pediu para eu colocar as pernas para cima, no suporte, e começou a alisar minhas pernas dizendo: 'relaxe, relaxe!', isso sem luvas. Eu me contraindo e ele dizendo que eu relaxasse, abrindo minhas pernas e pegando na minha vagina. Fiquei morrendo de medo porque estávamos sozinhos na sala, não tinha enfermeira com ele. Depois, eu muito constrangida, sentei na cadeira para ver com ele a data da entrega do exame e ele ficou me fazendo perguntas sobre quando eu perdi a virgindade, se foi bom, se sangrou, se doeu", disse a mulher.

Um médico ginecologista e obstetra consultado pelo UOL nesta sexta-feira, que atua há pelo menos 25 anos em Maceió e tem seu nome aqui preservado por questões éticas, disse que para evitar mal entendidos durante exames ginecológicos, por serem realizados em áreas delicadas, é recomendada a presença de uma enfermeira na sala, inclusive para auxiliar na preparação da paciente.

Ele explicou que o exame do toque, indicado no final de gestações e no trabalho de parto, não deve ser demorado e a paciente não sente dor durante e nem depois. O exame consiste em observar como se encontra o colo do útero e avaliar a dilatação para decidir pelo parto normal ou cesárea. O médico, com luvas e usando lubrificante, introduz dois dedos no canal vaginal até chegar ao colo e examinar se há abertura ou não do local. O exame não dura mais que um minuto.

Relatos semelhantes

As primeiras denúncias contra o médico Felizardo Batista começaram a ser investigadas pela Delegacia da Mulher em Teresina, onde foi registrado o primeiro Boletim de Ocorrência em janeiro. Porém, neste mês, a Delegacia Geral de Polícia decidiu designar uma delegada especial e mudou o local em que as oitivas estão ocorrendo.  Os trabalhos iniciados por Vilma Alves foram repassados para a delegada especial Carla Brizzi.

"O caso é complexo e requer atenção especial às vítimas. A Delegacia da Mulher tem outras demandas e, no início, observamos que as vítimas estavam muito expostas. A estrutura da Delegacia da Mulher não facilitava a oitiva da vítima preservada, por isso, mudamos para a Delegacia Geral", explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Ridel Batista dos Santos.

A delegada da Mulher, Carla Brizzi, afirmou que já colheu depoimento de 20 pessoas, dentre vítimas, o acusado e testemunhas. O inquérito ainda não foi concluído devido à quantidade de denúncias e detalhes a serem apurados. A polícia solicitou à Justiça dilação de prazo para mais 30 dias para conclusão das investigações.

"O inquérito foi aberto com base nos três primeiros Boletins de Ocorrência registrados por mulheres contra o acusado. As demais vítimas fizeram Termo de Declaração, que é uma declaração inicial à polícia, mas agora, todas já registraram B.O.s, com depoimentos colhidos de supostas vítimas e testemunhas", explica a delegada, destacando que não pode repassar detalhes das acusações porque o caso está em segredo de Justiça.

Segundo a delegada, o caso se insere no artigo 215 do Código Penal, que trata na sua redação sobre o crime de violação sexual: "ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima". A pena, em caso de condenação para quem comete este tipo de crime, varia entre dois a seis anos de prisão.

Outro lado

O advogado do médico Felizardo Batista, Palha Dias, informou que não vai comentar sobre o assunto porque "ainda não existe acusação formalizada". Dias disse que acompanhou o cliente durante o depoimento dado à polícia e que as denúncias são "inconsistentes”.

O assessor jurídico do CRM-PI (Conselho Regional de Medicina), Ricardo Abdala Cury, informou que o órgão não vai se pronunciar sobre as investigações policiais sobre a conduta de Felizardo Batista, "pois o caso corre em segredo de Justiça". Cury se recusou a informar se existem denúncias contra o médico feitas por pacientes no CRM-PI, mas afirmou que o conselho apurará toda e qualquer denúncia que chegue ao CRM-PI.

A Clínica e Maternidade Santa Fé informou que não recebeu qualquer denúncia ou reclamação de atendimentos sobre o médico Felizardo Batista e que ele continuará atuando normalmente no corpo clínico. "O profissional de reputação ilibada em quase 30 anos que participa do Corpo Clínico da maternidade, sendo, atualmente, um dos profissionais mais requisitados pelas pacientes”.

A Clínica Batista informou, nesta sexta-feira (17) que Batista continua trabalhando normalmente no local. A clínica afirmou que nunca recebeu denúncia de pacientes sobre a conduta do médico.


* Foram usados nomes fictícios a pedido das entrevistadas

FONTE: UOL 

Ex-prefeito tem mais uma ação de improbidade para responder



A Procuradoria Municipal de Coelho Neto protocolou essa semana ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito Soliney Silva (PMDB). Entre outras coisas é alegado que o ex-prefeito agiu de má fé, com falta de zelo, e responsabilidade com a coisa pública ao deixar de realizar a transição de Governo após o período eleitoral.  

Em anexo ao pedido de abertura de processo, constam uma série de documentos solicitando do ex-gestor informações relativas Administração Municipal. Informações que a Procuradoria alega serem necessárias para a Construção do Planejamento para o primeiro ano de mandato do atual prefeito, e enquanto prefeito Soliney Silva nunca respondeu as solicitações. 

A Procuradoria alega ainda que a formalização de uma equipe de transição pelo ex-gestor não passou de um "mero engodo", tendo em vista que o ex-prefeito jamais repassou as informações necessárias ao prefeito eleito, para que fosse realizado o planejamento da gestão.

No final a Procuradoria argumenta que ausência de Transição gerou um verdadeiro caos administrativo. Documentos importantes do Município não foram localizados, tais como a base de dados dos servidores municipais, contratados, saldo devedor, e vários processos licitatórios.


Em caso de condenação o ex-prefeito Soliney Silva pode sofrer 5 a 8 anos de suspensão de direitos políticos, e proibição de contratar com o poder público por cinco anos.

Coelho Neto: Governo Municipal recebe Sindicalistas

No final da tarde ontem (17) o prefeito Américo de Sousa (PT), recebeu em seu gabinete Sindicalistas que representam os trabalhadores do Grupo João Santos em Coelho Neto. O encontro teve como pauta formas atuação do Governo Municipal no sentido de aliviar as dificuldades que as famílias dos trabalhadores do Grupo vêm atravessando.

Prefeito recebe Sindicalistas em seu gabinete
Não custa lembrar que o Grupo João Santos vem decaindo ao longo dos anos, tendo algumas de suas Fabricas fechado as portas nos últimos anos. A situação do Grupo em Coelho Neto é de dificuldades desde 2006 quando uma de suas Fabricas fechou as portas para manutenção e nunca mais abriu. Desde então as empresas do Grupo na cidade foram ladeira abaixo. Nesse momento os trabalhadores do Grupo estão em greve, que já chega a um ano de duração.

Sem ter como continuar alimentado suas famílias, os trabalhadores através dos Sindicatos SINPACEL, SINTRIAD e STTR tem organizado com frequência bingos, rifas, sorteios dos mais variados tipos, no sentido de levantarem fundos, e comprarem cestas básicas para doarem para as famílias mais necessitadas.

Itapagé fechou as portas em 2006 e nunca mais abriu

“Viemos aqui pedir do Governo Municipal que faça uma intervenção junto ao Governo Estadual, no sentido de ajudar esses trabalhadores [trabalhadores do Grupo João Santo] até a resolução desse problema [salários atrasados, sem décimo terceiro e pagamento de férias]. Existem trabalhadores que hoje estão passando necessidade, e a intenção nossa junto com nosso prefeito é conseguir apoio a causa dos trabalhadores. Prefeito que prontamente nos recebeu em reunião, se comprometeu em levar até o Governo do Estado essa situação, para que o Governo do Estado possa junto com a Prefeitura trazer uma ajuda de alimentos para esses trabalhadores que nesse momento passam por uma situação extremamente difícil”, falou Mariano Crateús presidente do SINPACEL.

“São pais de família, pessoas que tem esposa, filhos, e estão a mercê da sorte por falta do compromisso do Grupo [São Santos] em honrar seus compromissos com os trabalhadores. Então viemos fazer um pedido ao nosso prefeito Américo de Sousa, que prontamente está aqui atendendo a essa demanda dos trabalhadores. Queremos que o prefeito seja parceiro dos trabalhadores, e Américo mais uma vez está mostrando essa parceria, está mostrando compromisso com o povo de Coelho Neto, quando prontamente atende as reivindicações dos trabalhadores. Próxima semana vamos estar com o Governo do Estado, vamos solicitar dele também este apoio, para que ele possa está ajudando, estamos nos aproximando do período da semana santa, uma tradição de muitos anos, e temos uma preocupação muito grande, porque grande maioria da nossa população, principalmente dos trabalhadores [do Grupo João Santos] não vão ter nada para comer neste período. Mas graças ao apoio do nosso prefeito, com certeza vamos conseguir sim ter uma ajuda para todos nossos trabalhadores”, falou Antônio Pires vice-prefeito de Coelho Neto, que esteve presente na reunião representando o STTR.

Trabalhadores do Grupo João Santos em protesto na porta da Empresa


“O SINPACEL através da pessoa do Mariano, o STTR na pessoa do Antônio Pires, e o SINTRIAD representado por Almeida, estão solicitando o apoio da prefeitura, no sentido de uma doação de alimentos para os trabalhadores nesse período em que estão completando um ano sem os seus salários. A prefeitura irá dar sua parcela de contribuição, estarei acionando a Secretaria de Assistência Social, para dar o apoio possível, e vamos levar a reivindicação ao Governo do Estado do Maranhão. Coelho Neto está passando por uma situação atípica, os trabalhadores do Grupo João Santos estão há muito tempo sem seus salários, e nós estamos fazendo todo o possível para ajuda-los. É uma situação difícil, mas que precisa ser enfrentada, e o Município não irá se negar a ajudar. Vamos atuar de todas as formas, apoiar toda a população de Coelho Neto, e não poderíamos deixar de ajudar os trabalhadores do Grupo João Santos que estão passando por uma situação muito grave”, falou o prefeito Américo de Sousa. 

sexta-feira, 17 de março de 2017

Coelho Neto: Medidas que fazem a diferença



A cidade de Coelho Neto, é recheada de fatos novos em cada minuto que passa. É uma criança que nasce, um pai de família que morre, alguém que compra um pão, outro que paga uma conta, alguém que conserta um carro, diversos fatos cotidianos preenchem os dias da cidade. Alguns são relevantes, outros nem tanto. Ontem um fato sem muita importância aconteceu na cidade, mas um fato que faz a diferença, apesar de muitos não darem a importância devida.


Na tarde de ontem (17) Gabriel Delano que logo responderá pela Secretaria de Meio Ambiente, esteve na Avenida Marechal Cordeiro de Farias juntamente com uma equipe da Secretaria de Obras, plantando algumas mudas de arvore no calçamento central da avenida.

"Essa é um medida pequena, plantar uma arvore é visto por muitos como algo simples, mas gostaria com isso de mostrar a principal proposta da pasta, cuidar do meio ambiente. Isso não está limitado apenas a florestas ou mata nativa que tem em torno de nossa cidade, mas também as arvores que temos dentro da cidade, bem como a água e o lixo. Vamos cuidar melhor da nossa cidade como um todo", falou Gabriel Delano. 

Esclarecimento: Demissão na saúde

Secretária de Saúde Cristiane Bacelar 

Alguns minutos atrás entrei em contato por telefone com Cristiane Bacelar Secretária de Saúde de Coelho Neto, afim de esclarecer o episódio da suposta demissão que a enfermeira Bianca Tourinho, esposa do vereador Marcos Tourinho, teria sido vítima

Com muita tranquilidade Cristiane esclarece que não há por parte da Secretária de Saúde de Coelho Neto, nenhum processo de Demissão contra a Enfermeira Bianca Tourinho.

Perguntei a respeito da postagem feita por Blog Oposicionista, que afirma que Bianca foi demitida, a Secretária disse que desconhece o teor da postagem, e novamente afirmou que não há na Secretaria de Saúde processo de demissão contra Bianca Tourinho.


quinta-feira, 16 de março de 2017

Comerciantes de Coelho Neto estão sendo arrochados para penalizar funcionários


Na manhã de hoje (16) comerciantes de Coelho Neto receberam em seus comércios uma carta de uma tal de Federação dos Empregados no Comercio e Serviços do Estado do Maranhão. Nessa essa tal carta a Federação exige que os empresários de Coelho Neto façam um desconto compulsórios sobre os salários de cada funcionário, e depositem em uma conta da bancaria da Federação.

Com essa cobrança por parte da Federação, caso os empresários Coelhonetenses cedam os empregados do Comercio Coelhonetense terão descontados em seus salários o valor de aproximadamente R$ 40 reais, isso se trabalhador recebe um salário mínimo, quanto maior o for o salário, maior será o desconto.



Ainda não está claro qual o objetivo dessa Federação em aparecer na cidade da noite para o dia, e determinar tal cobrança, nem se ela pode fazer isso. Não há na carta espaço para o diálogo, o tom usado é totalmente imperativo, sem falar que os trabalhadores não foram informados antecipadamente de quaisquer descontos, deixando o ônus da cobrança nas mãos dos empresários.

O que sei é que essa tal Federação tem sede em São Luis, não tem uma demonstração de atuação em beneficio dos trabalhadores da cidade, seus dirigentes são totalmente desconhecidos em Coelho Neto, e não se tem qualquer ideia de qual finalidade será destinado a esse dinheiro que será subtraídos dos empregados coelhonetenses. 

Uma medida totalmente desnecessária, sem sentido, quem vem no pior momento penalizando os trabalhadores locais.


Comments system

Disqus Shortname