sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Valorização: Américo anuncia Lei de Incentivo à Cultura

Prefeito Américo em reunião com os representantes das Quadrilhas Juninas
(foto de 2017)

Durante a festa carnavalesca de Coelho Neto, o prefeito Américo de Sousa (PT) por duas vezes em sua fala durante o evento frisou a importância dos Blocos para o sucesso da festa. Américo destacou relevância dos mesmos, tanto como atrativo para os foliões, como também pela animação que geram antes do Carnaval com as prévias. 

Contudo, o prefeito relembrou que há uma insegurança muito grande por parte dos blocos quanto a participação no evento, uma insegurança que não gira em torno apenas do carnaval, como também com as Quadrilhas Juninas no São João. Estes grupos, em sua grande maioria, são mantidos por pessoas que não tem recursos o suficiente para dá o “pontapé inicial”, muitas vezes dependendo que o Governo Municipal repasse um “incentivo” para que possam então encomendar seus abadás e organizar suas previas, no caso blocos, e providenciar material das fantasias, no caso das juninas. 

Prefeito Américo com o Bloco GIP, que neste ano voltou a animar o
carnaval de Coelho Neto

Porém, Américo explicou que não existe hoje no município uma Lei que regulamente o “incentivo financeiro” para os grupos culturais da cidade, o que dificulta e gera incerteza jurídica, quanto a transferência de recursos do Governo Municipal para esses grupos. Então, afim de acabar com essa dificuldade, anunciou que estará enviando, ainda no primeiro semestre, um Projeto de Lei a Câmara Municipal regulamentando o incentivo financeiro aos grupos culturais da cidade. 

Desta forma, o prefeito Américo estará assegurado aos Blocos Carnavalesco e Quadrilhas Juninas o incentivo financeiro que tanto necessitam para o início de suas atividades, tendo acesso democrático aos recursos, assegurados por Lei, e independe da vontade política de quem quer que seja.