segunda-feira, 5 de março de 2018

Maranhenses começam a receber alertas de desastres naturais por SMS


Os moradores do Maranhão começaram a receber, na segunda-feira (05), mensagens de celular com alertas de desastres naturais por meio de SMS. Para ter o serviço, que é de graça, o usuário deverá fazer um cadastro ao receber a primeira notificação da Defesa Civil

O usuário receberá a mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Inspirado em sistemas que já funcionam em cerca de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão, a plataforma enviará notificações sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos para quem responder à mensagem com o CEP.

O monitoramento e envio dos alertas serão feitos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.

Plataforma nacional

O sistema foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, já está implantado em quase todo Brasil