quarta-feira, 27 de junho de 2018

"Eu vi o CAIC nascer e vi o CAIC morrer, hoje eu testemunho o CAIC renascer”, declarou emocionada a professora Socorro Vieira



Milhares de pessoas reuniram-se ontem, terça-feira (26/06), no Bairro Parque Aliança em Timon para prestigiar a entrega do novo prédio do Colégio Militar. Poderia ser apenas mais uma inauguração pública, se não fosse o fato da recuperação do CAIC ser carregada de simbolismo para os professores que trabalharam na escola até seu fechamento, e para a comunidade em volta da escola. 

“Trabalhei no CAIC de 2001 até seu fechamento, quando cheguei era um prédio lindo, uma estrutura maravilhosa, mas que infelizmente foi deixado para morrer. Foram anos e anos de abandono, sem qualquer reforma, no último ano nem entrevamos mais pelo portão principal [teve que ser lacrado] a entrada era pelos fundos, por uma ponte de madeira improvisada por um vizinho da escola. Estava aqui no último dia de funcionamento, quando a diretora nos chamou para dizer que esteva fechando a escola porque não tinha mais condições de funcionar [tamanha era a depredação, paredes caindo, sem carteiras, computadores e biblioteca]. Fico muito feliz por estar aqui hoje, vendo o CAIC ressurgir, lindo, maravilhoso e trazendo de volta a esperança para essa comunidade”, declarou a professora Celene Vieira. 

Professoras Socorro Vieira e Celene Vieira contaram para o governador Flávio Dino um pouco de suas historias no CAIC, e falaram da importância da escola para a comunidade

“O CAIC sempre foi mais que uma escola, o bairro sempre teve um problema de água muito grande, e aqui temos um poço tubular, a comunidade vinha buscar água aqui para ter o que beber e para cozinhar. Quando a escola fechou testemunhei a tristeza em muito rostos, não apenas pela água, mas pelo papel social que desempenhávamos na comunidade. Havia uma senhora aqui, que praticamente morava dentro do CAIC, não tinha teto. Então nós professores nos reunimos, juntamos dinheiro, fizemos um grande esforço, e construímos uma casa para essa senhora aqui perto, porque entendemos que o CAIC era mais que uma escola nessa comunidade, ele tinha função social, e agora poderá voltar a cumprir esse papel tão importante nessa comunidade. Eu vi o CAIC nascer e vi o CAIC morrer, hoje eu testemunho o CAIC renascer”, declarou emocionada a professora Socorro Vieira. 

 deputado Rafael Leitoa (esq), governador Flávio Dino (centro), e prefeito Luciano Leitoa (dir), um time que já entregou diversos avanços para a população de Timon 


O deputado Rafael Leitoa (PDT) foi o grande articulador da reconstrução do CAIC, uma missão que ele tomou para si desde que assumiu uma cadeira no legislativo em 2015. Foram muitas reuniões, conversas até tornar-se realidade a obra ainda em julho de 2017. Depois disso Rafael realizou inúmeras visitas ao canteiro de obras, sempre dialogando com a empresa responsável, engenheiros e trabalhadores. “O prefeito Luciano trabalhou dois sem nenhum tipo de ajuda, levou a cidade praticamente no peito, com raça e coragem, aqueles que estavam no comando do Maranhão deixaram nesse período deixaram o CAIC fechar, vivemos o abandono, eles não perseguiram apenas o prefeito Luciano, perseguiram Timon, foi a cidade inteira que perdeu durante dois anos. Somente quando o governador Flávio Dino (PCdoB) assumiu o comando do Maranhão, e com minha chegada na Assembleia Legislativa, foi que Timon voltou a sorrir. Recebemos asfalto, ambulâncias, carros, dinheiro para a saúde, investimentos de todo o tipo que beneficiam não o prefeito, mas a população. Meu coração hoje se alegra em saber que mais de 800 estudantes irão ter acesso a uma escola estruturada com vestuários, refeitórios, salas de aula, ginásio poliesportivo, biblioteca, áreas de convivência, rampa para acessibilidade, laboratórios e sala de artes marciais. Uma conquista nossa, mas que só foi possível graças ao Governador Flávio Dino, que trabalha por todos nós”, declarou. 

Timon hoje vive um grande momento, com o deputado Rafael Leitoa defendendo os interesses da cidade em São Luís; com o prefeito Luciano trabalhando pela população diuturnamente e incansavelmente; e tendo um governador que olha por Timon.

Comments system