segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Duque Bacelar tem maior IDEB da região

A Educação de Duque Bacelar recebeu nota de 5.1 no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a maior já alcançada pela cidade e a mais alta da região. Com o resultado a educação Bacelarense ultrapassou a meta projetada para o município no ano de 2021, ficando mais próximo da meta nacional (6,0) projetada para o ano de 2021. Um clara evidência do compromisso sério da Prefeitura com a educação das crianças. 

Os principais fatores que contribuíram de forma significativa para o resultado foram: acompanhamento mais de perto das equipes pedagógicas nas escolas municipais; capacitação dos professores e gestores da Educação, por meio de cursos e palestras; investimento em material pedagógico de qualidade; e investimento em ações de leitura e escrita.

Prefeito Jorge Oliveira com a Secretária de Educação Dr. Lúcia Oliveira

O prefeito Jorge Oliveira (PCdoB) tem a educação como área principal em seu governo, sempre investindo na formação e capacitação de professores e gestores das escolas municipais, assim como na aquisição de material didático de qualidade. 

O que é o Ideb?

O Ideb é o indicador da qualidade da educação básica brasileira, que revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A aplicação do Ideb é atribuição do Inep, órgão subordinado ao MEC. A nota é obtida a partir da combinação das médias obtidas por estudantes em exames nacionais (Prova Brasil ou Saeb) e das taxas de aprovação. Os exames são aplicados a cada dois anos e divulgados no ano seguinte.

A nota de 5.1 de Duque Bacelar é para os anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, é referente aos exames aplicados em alunos da 4ª série (5º ano) das escolas municipais. Participam do Ideb também alunos de 8ª série (9º ano) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas.