quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Na rádio prefeito de Coelho Neto fala sobre os avanços na Saúde


O prefeito Américo de Sousa (PT) deu continuidade hoje, quinta-feira (27/09), a série de entrevistas que tem concedido ao programa Cidade da Gente na Rádio Comunitária Cidade Livre FM. A pauta foi saúde, ocasião em que o prefeito fez um balanço sobre a atuação da gestão municipal na área, falando de forma clara e objetiva aos ouvintes da rádio.

Prefeito Américo recebe ambulância em São Luís para saúde de Coelho Neto
Américo relembrou as dificuldades em que recebeu a área, onde todos os equipamentos da saúde municipal estavam sucateados, os carros depenados, e faltava de tudo nos postos de saúde, UPA e Hospital Maternidade. Destacou que tem empreendido, junto com sua equipe, todos os esforços necessários para superar o quadro de abandono, e as dificuldades financeiras que os municípios brasileiros vem atravessando desde o “golpe” de 2015. 

Prefeito Américo durante a entrega da reforma do Posto de Saúde do bairro São Francisco

“Logo no início do mandato recebemos uma ambulância do governo estadual, e o compromisso do governo em nos ajudar na reforma, ampliação e restruturação do Hospital Ivan Ruy. Infelizmente forças políticas contrárias a nossa gestão sabotaram nosso plano inicial, nos impedindo, temporariamente, de reabrir o Ivan Ruy e devolver aquela casa de saúde a população, mas ainda estamos lutando. Mas enquanto isso, compramos equipamentos para retornar com serviços laboratoriais no Hospital Maternidade, adquirimos um Ultrassom com Doppler para o centro de imagem, adquirimos 5 veículos próprios para a saúde, habilitamos a UPA junto ao Ministério da Saúde com direito a um repasse pequeno de R$ 50 mil por mês, recuperamos o prédio próprio do SAMU, e agora estamos reformando completamente a maternidade, e muito em breve reformaremos todos os postos de saúde de Coelho Neto. Temos compromisso com a população, e estamos trabalhando arduamente para Construir a Cidade que Queremos”, frisou o prefeito. 

FÁBIO GENTIL


Contudo, Américo também aproveitou para falar sobre algum de seus adversários que tem feito politicagem com a saúde pública, e denunciou a postura do prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB). 

Américo falou que o município de Caxias recebe recursos de alta complexidade para atender cerca de 49 cidades, mas tem colocado inúmeras barreiras para receber pacientes de Coelho Neto que são regulados para Caxias. “Ele não está atendendo Coelho Neto, corriqueiramente a ambulância do povoado caiçara está aqui na UPA, nós atendemos pacientes de Caxias, mas não temos reciprocidade do governo caxiense”, reclamou Américo.

O prefeito de Coelho Neto foi além, revelou que diariamente aliados do prefeito de Caxias estão na UPA de Coelho Neto “aliciando” famílias, ofertando furar a fila da regulação, em troca de “favor”. “Fábio Gentil está usando a saúde pública para fazer regulação política”, denunciou o Américo. 

“Frequentemente temos de pedir socorro em Timon, Presidente Dutra, Coroatá, porque Caxias não nos atende. Estão usando a Saúde de Caxias para fazer joguete político”, revelou o prefeito Coelhonetense.

Voltamos a qualquer momento com mais informações