segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Em Coelho Neto Agricultura Familiar assume papel de destaque

O prefeito Américo de Sousa (PT) não tem medido esforços para fortalecer a produção rural de Coelho Neto, principalmente a Agricultura Familiar. Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca o governo municipal tem trabalhado cada vez mais para diminuir a distancia entre o campo e a cidade, e assim ampliar a produção rural do município, dando condição para que os pequenos produtores rurais produzam mais, e assim possam crescer economicamente através da comercialização de seus produtos. 


Como exemplo, temos que hoje a agricultura familiar responde por quase 40% do que é consumido pelos estudantes da rede municipal de ensino, onde a merenda escolar é farta com produtos que tem origem nos campos de Coelho Neto. 

Mas o que era bom, fica ainda melhor. 

Hoje a Prefeitura formalizou a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde as Secretarias de Agricultura e Pesca, de Saúde, e de Assistência Social, atuarão em conjunto no enfrentamento da fome, e ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o PAA ofertará mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 

Galinha caipira produzida nos campos de Coelho Neto chega na merenda escolar municipal

Como funciona 

O governo municipal vai adquiri parte da produção diretamente dos agricultores familiares, para a formação de estoques estratégicos e distribuição de alimentos à população em maior vulnerabilidade social. 

Os produtos são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, tais como o CRAS e o CREAS, além dos órgãos de saúde, que deverão manter um cadastro permanente de famílias em situação de risco. 

Cabe destacar que produtos doados e utilizados serão estritamente produzidos no município, que neste primeiro momento, tem cadastrado ao todo vinte e quatro agricultores familiares. 

Uma que o programa esteja em pleno funcionamento, o prefeito Américo estará marcando, sem sombra de dúvidas, um belo gol placa. Por um lado, o governo municipal terá nas mãos um programa de assistência as famílias em situação de risco, ao mesmo tempo em que mais uma vez privilegia a agricultura familiar, dando a ela um papel estratégico dentro do município, ao mesmo tempo em que leva renda para o homem do campo.