segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Execução do PAA demonstra o sucesso das políticas públicas voltadas o homem do campo em Coelho Neto

Na última quinta-feira (25/10) o prefeito Américo de Sousa (PT) recebeu em seu gabinete 24 produtores rurais de Coelho Neto, que assinaram com o Governo Municipal Termo de Compromisso das Entidades Beneficiadas e dos Agricultores Fornecedores do Programa de Aquisição de Alimento (PAA). 

Prefeito Américo recebeu produtores rurais para assinatura do termo do PAA

Contudo, a prefeitura de Coelho Neto percorreu um longo caminho até a assinatura do termo de compromisso na semana passada. 

Em um primeiro momento o governo municipal precisou fazer um cadastro de todos os produtores rurais da cidade, principalmente dos agricultores familiares. Foram levantadas informações sobre o tipo de cultivo, tamanho da propriedade, e número de familiares envolvidos na produção, informações que até então não eram desconhecidas pelo poder público municipal, e que são importantes na elaboração e planejamento do plano de ação e de política públicas. Em seguida foi disponibilizado, de forma justa e igualitária, acesso a suporte técnico, sementes e insumos, maquinário agrícola, e a através de parcerias com o Governo Estadual também foi disponibilizado capacitação técnica todos o agricultores Coelhonetenses. 

Produtores rurais receberam capacitação técnica e suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

Paralelamente, a Prefeitura de Coelho Neto intermediou junto ao Banco do Nordeste a negociação de dívidas dos produtores rurais, pagando taxas de juros mais baixas e com longo prazo para quitação. Um processo importante, que garantiu que todos tivessem acesso a linhas de créditos, e também para permitir aos negativados um oportunidade de limpar o nome para assim participarem dos programas Estaduais e Federais.
Banco do Nordeste ofertou linhas de crédito e renegociação com juros baixos para produtores rurais

O resultado de todo esse processo longo, e até demorado, é que agora o homem do campo Coelhonetense tem uma chance melhor que a subsistência, podendo comercializar sua produção diretamente com o governo municipal, sem a necessidade de intermediários, de forma clara, direta, e transparente. Sem falar que estimula a economia municipal, com distribuição de renda, considerando que um bom volume de dinheiro passará a circular no comércio local e também na zona rural. 

Máquinario agrícola está à disposição do pequeno produtor rural coelhonetense

Sem falar na segurança alimentar, uma vez que através do PAA alimentos saudáveis serão disponibilizados para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, que são atendidas pelos órgãos da assistência social e saúde. 

E assim, com dedicação e muito esforço, o Prefeito Américo de Sousa, juntamente com toda sua equipe, vão elaborando e implantando políticas públicas que vão de encontro às necessidades da população, gerando renda, reduzindo as desigualdades, e estimulando a independência financeira da população. 

É a prefeitura de Coelho Neto construindo a cidade que queremos