terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Retratação pública.

Em cumprimento ao Termo de Audiência de Conciliação assinado aos 23 dias do mês de janeiro de 2019, referente ao Processo Número 0800956-10.2018.8.10.0030. Eu, Homero Furtado Lima Junior, editor e responsável pelo Blog Observatório dos Cocais, publico abaixo o seguinte texto de retratação de minha autoria e, editado pela assessoria do senhor Fabio Jose Gentil Pereira Rosa, atualmente prefeito de Caxias. 

"No dia 10 de setembro de 2018, no calor da disputa eleitoral, o Blog Observatório dos Cocais veiculou postagem abordando denúncias de internautas sobre distribuição de combustível para que populares participassem de um ato político do então candidato, e hoje deputado estadual eleito, Zé Gentil (PRB), pai do prefeito caxiense (RELEMBRE AQUI). O blog apenas apurou o que internautas publicaram nas redes sociais e não se atentou para o principio que rege a informação e ao bom jornalismo, o princípio da imparcialidade. 

O conceito de imparcialidade está diretamente relacionado com a busca de uma pluralidade de fontes para a construção do texto jornalístico, de modo que nenhuma corrente de pensamento seja mal representada.

Neste caso, o blog não ofereceu a oportunidade de a parte citada oferecer uma resposta ao que se publicavam naquele momento. Por este episódio lamentável, nos colocamos agora através dessa retratação pública, aos pedidos de desculpas as partes citadas por tamanha falta de ética que cometemos, o que não é corriqueiro em nossas postagens. Apenas no fervor da disputa eleitoral, não nos atentamos a ouvir a quem se acusava. 

Pedimos então aqui nossas sinceras desculpas ao hoje deputado eleito Zé Gentil, ao prefeito de Caxias Fábio Gentil, pessoas citadas na matéria pelo equivoco comentido.

Na ocasião, após breve consulta ao Portal de Transparência o blog encontrou entre as licitações e contratações da Prefeitura de Caxias, contrato entre o Posto de Combustível citado pelos internautas e o Poder Executivo Municipal para fornecimento de combustível para Secretaria de Educação da cidade, a ser pago com recursos de FUNDEB. Dessa forma questionamos nas redes sociais, e denunciamos a suspeita baseada em escassos indícios de que recursos públicos poderiam estar sendo usados na campanha de Zé Gentil, conforma postagem feita na época. Em Caxias busquei saber encaminhamento e resultado dessa denúncia. 

Como resposta, obtive que não há existe hoje no âmbito Policial e nem no Ministério Público nenhuma investigação a respeito do episódio citado acima, e que as imagens apresentadas não são elementos suficientes para gerar denúncia formal, investigação ou mesmo questionamentos contra o prefeito Fabio Gentil ou qualquer outra pessoa da administração municipal. Também foi esclarecido que o contrato entre a empresa e a Secretaria de Educação é completamente lícito, e não há quaisquer indícios de irregularidades na execução do mesmo. Portanto, vale ressaltar que as denúncias não tinham fundamento, considerando-se totalmente falsas.

É duro ter que admitir, mas ao que tudo indica, o blog Observatório do Cocais cometeu um equívoco ao fazer denuncia com tão rasos indícios, sem juntar antes elementos comprobatórios suficientes que pudessem indicar com robustez qualquer irregularidade. Mas aqui estamos fazendo nossa parte, jogando limpo, com ética e transparecia, apresentando o resultado de nossa atuação, mesmo que algumas vezes não seja dentro do esperado. Nos colocamos aqui a partir deste momento, em nos policiarmos, no sentido de seguir o que regi o bom jornalista que vem a ser o princípio da imparcialidade, oferecendo a qualquer parte citada, a oportunidade de se esclarecer acerca de possíveis conteúdos que necessitem ouvir as duas partes citadas.

Mais uma vez nos colocamos na condição de reconhecer nosso erro e pedir desculpas além dos já citados acima, a você nosso amigo leitor que acompanha nosso blog observatório dos cocais pelo erro cometido. 

Desculpe-nos!"